ENCONTRE AQUI

Centro para a Quarta Revolução Industrial – Brasil inaugura suas atividades

Comitê executivo do Centro para a quarta revolução industrial – Brasil realiza a primeira reunião. A ABDI é parceira nas ações de implantação do centro

CCOM | 13/08/2020

A primeira reunião do comitê executivo do Centro para a quarta revolução industrial – Brasil, realizada virtualmente, reuniu os parceiros da iniciativa privada, representantes do governo federal e estadual e parceiros públicos. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a ABDI, é a instituição que operacionalizará as ações de implantação do C4IR Brasil.

“Nós enxergamos o C4IR como uma excelente oportunidade para desenvolver as ações do Brasil na indústria 4.0. A ABDI está comprometida com o avanço do time no Brasil, ajudando no desenvolvimento de alguns projetos que estão sob a alçada do Ministério da Economia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Câmara da Indústria 4.0”, destacou Bruno Jorge, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI.

Murat Sönmez, diretor do Fórum Econômico Mundial, ressaltou a importância do Centro principalmente no momento em que o Brasil e o mundo enfrentam uma pandemia. Segundo ele, o Centro será importante para amplificar e escalar ações no país relacionadas a setores importantes como o cuidado com a saúde, agricultura e indústria. “Faremos tudo em nível global e temos sempre que nos certificar que os benefícios serão para todos e não para setores apenas”, disse.

Os projetos do Centro serão transversais e de alto impacto, segundo o Subsecretário de Inovação no Ministério da Economia, Igor Nazareth, “focados na elaboração de novas políticas públicas que serão formuladas a partir do C4IR, afirmou. O secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Júlio Semeghini, ressaltou a importância  da participação no fórum econômico. “Estamos no Brasil adotando uma série de mudanças do marco regulatório que são importantes para implementarmos o que estamos discutindo aqui”, disse.

Lucas Câmara, secretário de Ciência e Inovação de São Paulo, apresentou o cronograma de atuação do Centro que já realizou três workshops e, até setembro, dá início à fase de contratação de sua equipe.

Nessa primeira reunião do comitê, Fernando Silveira, da Abimed, empresa parceira do C4IR,  assumiu a  vice-presidência  do conselho durante o primeiro ano do Centro. O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Da Costa é o presidente. A reunião contou ainda com a participação do governador de São Paulo, João Dória.