ENCONTRE AQUI

Digital BR tem projetos inscritos de oito estados do Nordeste

O programa Digital BR encerrou as inscrições com 24 projetos apresentados de oito estados da região Nordeste. O resultado da seleção será divulgado dia 27/08

Kátia Maia | 18/08/2020

O Digital BR, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a promoção da transformação digital na Região Nordeste, recebeu a submissão de 24 projetos. Desse total, até vinte serão escolhidos para participar do programa. “Ficamos bem satisfeitos com o resultado porque os projetos inscritos apresentaram elevado nível de qualidade”, avaliou a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa.

Apenas o estado de Sergipe não apresentou projetos. Pernambuco e Ceará foram os que mais submeteram propostas, seis cada um; seguidos da Bahia e Alagoas, que apresentaram três cada um; Rio Grande do Norte apresentou dois; e Maranhão, Paraíba e Piauí apresentaram um projeto. O Espírito Santo também inscreveu um projeto, voltado para o município de Colatina.

Adryelle explicou que a presença do Espírito Santo, embora da região Sudeste, é permitida, uma vez que o edital definia que os municípios a serem beneficiados pelo Digital BR teriam que fazer parte do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), da Sudene. “O PRDNE engloba alguns municípios do Espirito Santo e de Minas Gerais que fazem fronteia com o Nordeste, por isso o projeto pode ser apresentado”, explicou Adryelle.

Agora, todos os inscritos serão avaliados por uma banca composta por cinco especialistas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Ministério da Economia (ME), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do BNDES e do Ipea. A ABDI não participa da banca, mas realiza a avaliação de elegibilidade, baseada na documentação apresentada pelos proponentes. A previsão é de que a lista dos projetos classificados saia em 27/08.

“Após o anúncio dos projetos selecionados, aguardaremos quase um mês para apresentação de recursos/contrarrazões e análise dos mesmos. São prazos e etapas que não podemos alterar, visto serem regulamentares e estarem previstas no edital. Em 25/09, publicaremos o resultado final da primeira etapa”, disse Adryelle.

De 30/09 a 23/10, o programa Digital BR entra na fase de aperfeiçoamento dos projetos selecionados, “momento em que iremos qualificar os projetos selecionados a partir de metodologias de design, ferramentas de design thinking, fornecendo instrumentos que os tornem ainda mais robustos”, disse Adryelle. Terminada essa etapa, pelo menos cinco projetos serão selecionados para receber o prêmio de até R$ 1,5 milhão para a implementação de piloto. O resultado final dos selecionados para essa etapa será divulgado em 04/12.