ENCONTRE AQUI

Pernambuco classifica maior número de projetos por estado no Digital BR

Ao todo, cinco projetos voltados para a transformação digital de municípios de Pernambuco foram pré-classificados para o Digital BR. O maior número de projetos por estado do Nordeste

Kátia Maia | 09/09/2020

Pernambuco foi o estado com maior número de projetos selecionados para o programa Digital BR da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Cinco dos 17 pré-classificados são direcionados para o estado, o que corresponde a 29% do total. O Digital BR tem por objetivo promover a transformação digital na região Nordeste. Os outros estados contemplados foram Ceará, com 4 projetos; Bahia (3); Alagoas e Rio Grande do Norte, com dois cada; e Maranhão, com um projeto selecionado.

Os projetos voltados para Pernambuco demonstraram que podem beneficiar mais de mil empresas pernambucanas de quatro municípios: Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, sendo que a cidade de Petrolina consta dos cinco projetos selecionados do estado. Um dos projetos, inclusive, é voltado exclusivamente para o município. ‘Petrolina na Economia Digital’ se propõe a promover a mudança de mindset do comércio de Micro e Pequenas empresas por meio de soluções em Tecnologia, Gestão e Consumidor. O objetivo dos programas é reduzir o impacto negativo da COVID 19 sobre as empresas, permitindo uma readequação à realidade digital e tornando as empresas mais competitivas. 

Além do projeto de Petrolina há ainda o ‘SAS 2020’, que é um programa de Residência em Programação, que visa criar um fluxo contínuo de oferta de mão de obra qualificada para o setor de Tecnologia da Informação no Nordeste; o ‘Digitaliza PMI’,  que propõe alavancar a eficiência das indústrias, cobrindo diversos aspectos operacionais e táticos; o Pernambuco 4.0, que propõe a adoção de uma metodologia aberta baseada em inovação e crowdsourcing de soluções para redução de custos e economias de escala de MPMEs da indústria de transformação; e o RETAIL - Rede de Empreendimentos e Tecnologias para Automação e Inovação de Lojas, que tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do comércio varejista por meio de um framework, com metodologias e ferramentas digitais para apoiar o empresário a implementar estratégias de vendas online, de acordo com sua maturidade digital.

O valor total dos projetos pré-selecionados varia de R$770.000 a R$ 4.383.000. O Digital BR requer que os projetos sejam implementados por, pelo menos, três instituições (de natureza pública ou privada), de forma a mobilizar os ecossistemas de inovação locais. 

Dentre as instituições que apoiam os projetos no estado estão  o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – SEBRAE/PE; o Núcleo de Gestão do Porto Digital; a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco; a Universidade Federal de Pernambuco, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE); além de secretarias do governo do estado, Centros de Excelência e Institutos de tecnologias, Fundações, Sindicatos, Federação e Associações.  

Confira os projetos de Pernambuco selecionados e sua abrangência:

Pernambuco 4.0 – Voltado para cerca de 180 micro, pequenas e médias empresas do setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru e Petrolina
Digitaliza PMI – Voltado para cerca de 120 micro e pequenas empresas no setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.
Petrolina na Economia Digital – Voltado para 150 micro e pequenas empresas no setor de comércio varejista de vestuário e acessórios de Petrolina, localizadas no centro do município, excetuando-se as lojas de shopping centers.
RETAIL – Voltado para 1.000 empresas do comércio varejista, de micro e pequeno portes, nos municípios de Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.
SAS 2020 – Voltado para cerca de 55 empresas de pequeno porte, da indústria, comércio e prestação de serviços, nos municípios de Recife, Caruaru e Petrolina.

Quer saber mais sobre o Digital BR? 

Clique aqui