ENCONTRE AQUI

Projeto da ABDI impulsiona ecossistema de inovação para MPEs na Bahia

A rede Sudoeste Inova HUB, do Digital BR, leva transformação digital a 94 micro e pequenas empresas na região de Vitória da Conquista e Guanambi na Bahia.

CCOM | 15/07/2021

“Temos um ecossistema de inovação sedento para que a transformação digital aconteça na região. O Digital BR foi um divisor de águas não apenas nessas empresas, mas em toda a maturidade digital do ecossistema do sudoeste da Bahia”, afirmou Victor Dutra, gestor do projeto Sudoeste Inova HUB, contemplado pelo edital do Digital BR da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Digital BR tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste.

De acordo com Victor, a rede fez um recorte voltado para levar a transformação digital para o setor de comércio e serviços por entender que eles são o grande segmento da economia local. “A nossa rede está sendo responsável por implantar o primeiro hub de conexões inovadoras e de transformações digitais do sudoeste da Bahia. Para ter esse impacto relevante, um impacto social e econômico, nós decidimos atender 100 empresas inicialmente na fase piloto em Vitória da Conquista, e se passarmos para a fase de escala, em mais quatro cidades da região Sudoeste”, projetou.

Para Felipe Freitas, empresário sócio da empresa de eventos sociais Mesa Farta, atendida pela rede, o HUB apareceu em um “momento crucial” para a empresa, já que, por conta da crise sanitária do coronavírus, as atividades foram suspensas.  “A orientação dos agentes de inovação do HUB serviu para nos dar direcionamento tanto no uso das mídias sociais, com a divulgação de produtos e serviços, quanto para a implementação de mudanças nos processos internos da empresa”, explicou. 

O empresário destacou também que a rede Sudoeste Inova HUB fez as empresas locais perceberem a transformação digital como processo essencial para este momento. “A possibilidade desse projeto ser duradouro e ter um espaço na cidade tem animado até outras empresas que não participam atualmente do projeto. Estão fazendo com que as empresas pensem sobre o digital”, concluiu.

O projeto tem como principal função dar aos pequenos negócios oportunidades de conseguir se aproximar de ferramentas que possam digitalizar seus negócios. Josinete Viana, parceira do projeto pelo Sebrae- BA, disse que o maior ganho do Digital BR foi ter juntado tantos atores em prol dos pequenos empresários. “Foi um projeto construído a várias mãos. Precisamos fazer o empreendedor entender que não é só utilizar uma ferramenta digital, mas o modelo de se pensar a estratégia do negócio, de pensar como que a empresa dele vai se posicionar no mercado, como a empresa vai se relacionar com o cliente, e aí a importância de nós termos pensado enquanto rede”.

O empresário Hugo Azevedo, da empresa TIVIC- Tecnologia E Informação Ltda, ressaltou que o HUB “teve a sensibilidade de reunir todo esse ecossistema com parceiros para levar transformação não só do ponto de vista da transformação digital, mas outras soluções que virão na esteira disso tudo”. Para Hugo o maior ganho foi na parte da transformação digital interna, para melhorar a produtividade da equipe. “A gente começou a usar novos softwares internamente - na gestão dos recursos humanos, a satisfação, o clima organizacional, o planejamento e desenvolvimento individual de cada um desses colaboradores”, explicou.

O HUB

O HUB Sudoeste Inova oferece ao usuário um ambiente completo e contínuo de transformação digital em HUB, começando com metodologia testada e validada do IEBT –Inovação. A partir de um diagnóstico de maturidade digital e de produtividade por um agente de inovação, a solução identifica empresas para digitalizar processos internos de gestão e incrementar receitas on-line, como também fideliza clientes por meio de canais digitais.

É um projeto estruturado em rede com 14 parceiros que incluem a Prefeitura de Vitória da Conquista, o Sebrae, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, universidades locais, a Federação das Indústrias, entidades de classe e a Unidade Operacional e Executora, a Fundação Educacional de Ciência e Inovação.

Digital BR

O programa Digital BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou oito projetos para a fase de implementação de piloto. O programa tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, com investimentos totais de R$ 14 milhões.

Os oito selecionados são: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede, de Alagoas.


SAIBA MAIS