ENCONTRE AQUI

Transformação digital para 450 micro e pequenas empresas

Se você é um MPE e quer se capacitar, escolha seu curso aqui. Empresas inovadoras podem te ajudar a se qualificar para o universo digital

UCM | 30/06/2022

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou nove empresas inovadoras e startups, por meio de edital em convênio com o Ministério da Economia, para capacitar 450 micro e pequenos negócios e treinar seus colaboradores na área da transformação digital. As empresas estão prontas para capacitar o seu negócio. Quer conferir? É gratuito! 

Acesse os links abaixo para fazer a sua inscrição:

TRANSFORMA MAIS

ROTA MPE

STAIR

MATURITY GAME

DESAFIO BRASIL MAIS 

AGE E INOVA

DIGITALIZA MPE

AVAC

Desenvolver

“Os projetos vão levar capacitação para 450 empresas e 1,8 mil trabalhadores em boas práticas digitais. Isso será fundamental para ajudar a superar os obstáculos que pequenos negócios enfrentam rumo à transformação digital”, afirmou a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa. Segundo ela, a falta de qualificação do trabalhador é uma das grandes barreiras enfrentadas hoje pelas empresas para adotar tecnologias digitais.

O concurso aberto pela ABDI, no ano passado, no valor de R$ 4,67 milhões, selecionou nove empresas que apresentaram soluções inovadoras de capacitação e treinamento on-line voltado às MPEs, para qualificar profissionais no uso de tecnologias digitais.

Cada uma das empresas vai desenvolver as soluções apresentadas e atender a, no mínimo, 50 micro e pequenos negócios.  “As MPEs precisam contar com um corpo de funcionários com competências suficientes para usar as tecnologias de forma eficaz e para atuar de forma versátil no universo digital”, afirmou Pedrosa.

Conheça os projetos

Transforma Mais
Uma das empresas selecionadas pelo edital, a consultoria IEBT Inovação, desenvolveu a Plataforma Transforma +, que tem como foco a capacitação em transformação digital para micro e pequenas empresas, de maneira personalizada. Sistema de gamificação com pontuações, chatbots, fórum de discussões, oito módulos de aprendizagem e outras ferramentas planejadas para auxiliar durante toda a jornada de capacitação estão na plataforma. O participante recebe certificação em Transformação Digital ao final do curso, que pode ser feito em até dois meses. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Rota MPE
O programa, desenvolvido pela consultoria Pieracciani, é dividido em cinco jornadas: Estratégias vencedoras para os negócios do século XXI; Como tornar a inovação um verdadeiro diferencial competitivo; Como conectar-se diretamente ao cliente e fazer uso das tecnologias digitais; Como liderar para fortalecer o senso de equipe e a Cultura da empresa. Para todas as jornadas, estão disponíveis vídeo aulas, leituras adicionais, ferramentas para aplicar os conceitos apresentados, cases de sucesso e podcasts com especialistas. O objetivo é garantir que os trabalhadores atuem de forma mais versátil no universo digital, dominando as boas práticas apresentadas no Guia de Boas Práticas de Gestão e de Boas Práticas Digitais da ABDI. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

stAir
A startup MentorApp desenvolveu o stAir, um sistema que define um plano de estudos baseado em práticas para a Transformação Digital. O objetivo do projeto é oferecer mais do que soluções de inovação, é promover uma verdadeira mudança cultural nos trabalhadores de micro e pequenas empresas. O stAIr ajuda colaboradores e gestores, por meio de conteúdos – como e-books, vídeos, textos e podcasts – liberados continuamente, para que, em três meses, já se possa ter resultados mensuráveis (aumento de receita ou diminuição de despesa). 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Maturity Game 4.0
No Amazonas, o projeto de capacitação Maturity Game 4.0 foi desenvolvido pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Sandro Breval. O projeto é uma plataforma gamificada para gestores e empregados de micro e pequenas empresas. Os participantes realizam a capacitação onde aprendem as boas práticas digitais, de gestão e de produtividade, passam por um teste de conhecimento e, em seguida, entram no jogo. Ali, utilizam o diagnóstico, as operações, estratégia, modelo de negócios, logística e pessoas para avançar. A plataforma também conta com simulações, onde o usuário pode escolher as boas práticas e verificar os impactos na sua empresa. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 

Desafio Brasil Mais: Habilidades Básicas Digitais para Todos
A empresa educacional Avante Brasil lançou a plataforma Desafio Brasil Mais, que oferta 25 cursos online e gratuitos para desenvolver as habilidades digitais dos participantes. Ao se inscrever, o trabalhador ou gestor de MPEs escolhe sua trilha de aprendizagem, entre Habilidades de Acesso, Habilidades de Uso, Habilidades de Segurança, Habilidades de Criação e Cultura Digital. Os cursos são rápidos e objetivos, com carga horária de duas horas, e permitem ao usuário estudar apenas o tópico que lhe interessa, ou mesmo fazer todos em poucos dias. Além de capacitar, os cursos apresentam soluções para a empresa nas áreas de gestão, vendas, organização e marketing.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Age e Inova
A Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá, no Pará, desenvolveu a plataforma Age e Inova, voltada para gestores e colaboradores de micro e pequenas empresas, com a oferta gratuita de 28 cursos para implantar soluções inovadoras no negócio. Composta por quatro fases, ela permite que o usuário faça um diagnóstico sobre a atual área de tecnologia e digitalização da empresa, realize os cursos gratuitos para estimular o conhecimento sobre inovação empresarial e teste os conhecimentos com desafios de desenvolvimento e gestão para toda a equipe. Detalhe: em duas semanas de capacitação, com dedicação de apenas 35 minutos por dia.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Digitaliza MPE
Uma plataforma gamificada para capacitação em transformação digital. Esse é o projeto Digitaliza MPE, desenvolvido pela Intelectto Consultoria e Treinamento, em Maceió (AL). Focada em promover a capacitação para empreendedores e colaboradores de micro e pequenos negócios, a plataforma oferece teste de maturidade digital e cursos, conforme o resultado da avaliação. Ao realizar os cursos, o participante irá aprender como criar diferenciais de negócio, construir soluções mais atrativas para os clientes, integrar os canais físico e digital da empresa e as demais habilidades necessárias para atuar no mundo digital.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

AVAC
O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Construção (AVAC), desenvolvido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é uma plataforma de educação que oferece capacitações e treinamentos on-line para o setor da construção. O objetivo é proporcionar experiências educacionais transformadoras para os profissionais da cadeia da construção, por meio de cursos orientados às práticas de mercado e a tendências de inovação e transformação digital do setor.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Desenvolver
A temática ASG (Ambiental, Social e Governança) está em alta no mundo dos negócios e, com o objetivo de ajudar as micro e pequenas empresas a entender melhor o assunto, a plataforma Desenvolver oferece uma jornada gamificada, que permite entender o nível de maturidade da empresa nessas áreas e quais ações podem ser tomadas para garantir mais competitividade. A plataforma é uma iniciativa desenvolvida pelo SESI Ceará, por meio do Observatório da Indústria.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER