PqTec e ABDI lançam projetos de internet 5G e de economia circular em São Paulo

PqTec e ABDI lançam projetos de internet 5G e de economia circular em São Paulo

O Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão lançando dois projetos que ampliarão a reputação da maior cidade do Vale do Paraíba em inovação, tecnologia e sustentabilidade: o Projeto Conecta 5G e o Programa Circularidade. A cerimônia de lançamento ocorrerá no dia 3 de julho, às 9h, na sede do PqTec, com a presença de Felicio Ramuth, Vice-Governador do Estado de São Paulo, Anderson Correa, Prefeito de São José dos Campos, Igor Calvet, Presidente da ABDI, e Marcelo Nunes, Diretor de Novos Negócios do PqTec.

Conecta 5G
O Conecta 5G é um projeto que leva luminárias inteligentes, com antenas 5G integradas, para os espaços públicos de municípios brasileiros. Por meio dele, a ABDI e o PqTec abrem o caminho para a instalação da infraestrutura necessária para a quinta geração móvel de internet – e pode gerar às prefeituras receitas acessórias para seus municípios, além de novos modelos de negócios que contribuam para o desenvolvimento regional.

Graças ao Conecta 5G, São José dos Campos passará a contar com 12 luminárias, tornando-se a nona cidade brasileira a receber a tecnologia. Todas foram instaladas na Rua Coronel José Monteiro, no centro de São José dos Campos. O sinal 5G estará disponível para o comércio da região e o sinal WiFi para os cidadãos, no decorrer do projeto.

Circularidade
Já o Programa Circularidade tem por objetivo incentivar a adoção de práticas sustentáveis de produção e utilização de modelos de Gestão ESG em empresas. Em parceria com a Embraer, a ABDI e o PqTec conduzirão consultorias nas companhias que compõem a cadeia de suprimentos aeroespacial do Vale do Paraíba, agregando valor às matérias-primas, peças e resíduos gerados na linha de produção, propondo novos modelos de negócios.

Além disso, as entidades atuarão junto à prefeitura na implementação de um modelo de gestão de resíduos sólidos urbanos para São José dos Campos, com o intuito de reduzir a utilização de aterros sanitários e, assim, garantir a valorização dos materiais passíveis de reciclagem e reaproveitamento.

Gestão focada no futuro
Para Marcelo Nunes, o lançamento de ambos os projetos reforça a característica de cidade inteligente, resiliente e sustentável que São José dos Campos já possui. “Enquanto o Conecta 5G começa a inserir o município na era da internet rápida e de alta qualidade, o Circularidade, como o próprio nome já diz, cria o ambiente propício para que a nossa indústria faça parte efetiva da economia circular. A soma desses esforços mostra o compromisso que o PqTec tem em levar às prefeituras soluções voltadas para o futuro, ampliando a capacidade industrial e do comércio local, respeitando sempre as melhores práticas de ESG”, afirma o diretor.

Já para Igor Calvet, presidente da ABDI, os projetos são ótimas possibilidades de São José dos Campos testar novas tecnologias. “A sustentabilidade, assim como a transformação digital, integra um caminho sem volta que a indústria deve percorrer nesses tempos de importantes avanços tecnológicos e crescentes preocupações com as futuras gerações. Com o Programa Circularidade, a ABDI quer incentivar a economia circular, tão importante para a saúde do planeta. Já com o Conecta 5G, vamos oferecer à cidade a oportunidade de aproximar a quinta geração móvel das atividades econômicas por meio da otimização de suas infraestruturas”, justifica Calvet.

Serviço

  • Cerimônia de Lançamento Projeto Conecta 5G e Programa Circularidade
  • Data: 3 de julho, segunda-feira
  • Horário: 9h
  • Local: Auditório 2 do Parque Tecnológico São José dos Campos (Av. Doutor Altino Bondesan, 500 – Distrito de Eugênio de Melo – São José dos Campos – SP)

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos
O PqTec foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com cerca de 400 empresas e instituições vinculadas. Fica localizado em São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, região reconhecida pelo seu potencial industrial, acadêmico e mercadológico. O PqTec tem programas que atendem empresas de todos os perfis, desde a ideia no papel a grandes multinacionais. Saiba mais em: www.pqtec.org.br.

Sobre a ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas para o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade. A ABDI também incentiva testes com novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A Agência é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento econômico e social do país.

Acesse www.abdi.com.br

Contato com a Imprensa:

PqTec – [email protected]

ABDI [email protected]

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas