Capital com qualidade de vida considerada entre as melhores do Brasil, João Pessoa (PB) inicia nesta segunda-feira (10), parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para o desenvolvimento de programa de Cidades Inteligentes no município. O prefeito, Cícero Lucena, e o presidente da Agência, Igor Calvet, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar o projeto durante os próximos três anos.
“A ABDI tem larga experiência e, a cada dia, desenvolve novos produtos em parceria com a indústria brasileira de tecnologia e também com o Poder Público”, disse o prefeito de João Pessoa, ao explicar que o projeto de cidades inteligentes vai abrir espaço para a certificação de tecnologias em áreas como a mobilidade urbana, segurança, modernização da sinalização, com semáforos inteligentes, e atividades de energia renovável. “Além do conhecimento e abertura para testes e inovação, essa parceria vai ajudar o poder público a cumprir seu papel com eficiência, com capacidade, redução de custos e qualidade dos serviços”, completou.
O presidente da ABDI explicou que os projetos de cidades inteligentes têm o objetivo de validar as tecnologias, verificar a assertividade e os benefícios para a população. “A ABDI vai dar suporte à prefeitura para construção de áreas livres de demonstração de tecnologias. A gente espera que, nesse período, alguns projetos floresçam, que empresas se instalem e se desenvolvam em João Pessoa, melhorando a qualidade de vida das pessoas, atraindo empresas de base tecnológica e criando empregos para a região”, afirmou.
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e também contou com a presença do vice-prefeito, Leo Bezerra, e do secretário de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Diego Tavares. Na oportunidade, Cícero Lucena adiantou que a Prefeitura de João Pessoa planeja desenvolver projetos com base na experiência de outras cidades que já contam com suporte da ABDI.
A assinatura do ACT com a Prefeitura de João Pessoa dá início a uma etapa de identificação de demandas e definição das melhores soluções para o município, com o objetivo de oferecer modernização e sustentabilidade à gestão pública a partir de uso de tecnologias de informação e comunicação em ambiente urbano. O investimento em infraestrutura tecnológica, segundo Igor Calvet, é um meio para oferecer bem-estar para a população e ainda desenvolver a economia da região a partir da inovação.
O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que tecnologia e inovação são áreas em que João Pessoa é carente, mas que a cidade está se preparando para mudar com o planejamento que a prefeitura tem para o setor. “Essas inovações com carro elétrico, câmeras, iluminação de led e semáforos inteligentes são demandas que eu e o prefeito Cícero sempre conversamos, porque entendemos que o que a cidade dispõe ainda é muito antiga. A prefeitura e ABDI irão avançar muito nesse setor”, afirmou.
Na área de cidades inteligentes, a ABDI executa projetos que preveem testes e validação de tecnologias avançadas em parceria com prefeituras de todo o país, institutos de pesquisa e inovação, academia e setor privado. As iniciativas da ABDI envolvem soluções tecnológicas para questões como mobilidade urbana, segurança pública e controle do tráfego urbano.