A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promovem na terça-feira, 12/11, às 9h, a cerimônia de entrega do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas 2024, concurso que selecionou os melhores usos de sistemas de conectividade privada sem fio no Brasil. A premiação dos projetos mais bem avaliados será realizada na sede da Anatel, em Brasília.
A cerimônia vai agraciar com troféus os três melhores casos de uso do espectro em redes como 4G, WiFi 6 e 5G inscritos em cada uma das quatro categorias do prêmio: Redes Privativas/Agro; Redes Privativas/Indústria; Redes Privativas/Utilities/Mineração/Óleo e Gás; e Redes Privativas/Outros Setores.
A seleção dos premiados ficou a cargo de uma comissão formada por servidores da Anatel. Após a coleta de informações sobre os serviços utilizados pelos 26 projetos inscritos no concurso, a comissão mensurou o impacto que as redes de telecomunicação voltadas a soluções específicas promovem em seus negócios.
A avaliação dos casos de uso do espectro em redes privativas e a premiação dos sistemas mais bem avaliados têm o propósito de divulgar a aplicabilidade de cada solução e os resultados alcançados. O objetivo maior é estimular esse tipo de investimento no setor produtivo nacional.
A cerimônia de entrega do prêmio também agraciará os 26 projetos inscritos com certificados de participação. A recepção e o anúncio dos vencedores acontecerão no Auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro (Setor de Autarquias Sul Q. 6, bloco C), no complexo-sede da Anatel.
Soluções específicas
As redes privativas podem ser definidas como redes de telecomunicação para implementação de soluções específicas, associadas ao serviço limitado privado, para operação em faixas de frequências cujas condições de uso derivam de padrões internacionais que permitem aplicações ponto-multiponto e ponto-área diversificadas. Essas redes são utilizadas por setores como o industrial, de utilities, agropecuário, de negócios, óleo e gás e em outras aplicações privadas cujos requisitos podem divergir daqueles ofertados pelas redes de telecomunicações comerciais.
Para saber mais sobre as redes privativas, clique aqui.