Prêmio ANA 2023 abre última semana de inscrições

Prêmio ANA 2023 abre última semana de inscrições

Projetos sobre boas práticas em prol das águas e do saneamento básico devem ser inscritos até as 18h do dia 26 de abril

Os interessados em participar da 8ª edição do Prêmio ANA 2023, iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que conta com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), têm até o dia 26 de abril, às 18h, para efetuar as inscrições de seus projetos na mais tradicional premiação sobre água do Brasil. Autores de iniciativas sobre boas práticas em prol dos recursos hídricos e do saneamento básico do País podem submeter seus documentos, gratuitamente, pelo hotsite premio.ana.gov.br, onde cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa.        
                             
As inscrições – que não aceitarão materiais em meio físico, em conformidade com a política de papel zero da ANA –, também abrem espaço a trabalhos indicados por terceiros. A opção é válida desde que acompanhada de declaração assinada pelo indicado, na qual concorde com a inscrição de seu trabalho e com o regulamento da premiação.        

O Prêmio ANA 2023 possui dez categorias: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Organizações Civis; Educação – Ensino Fundamental, Médio e Educação não Formal; Educação – Ensino Superior e Pesquisa; Comunicação – Mídia Audiovisual; Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora; Organismos de Bacias; e Entidades Reguladoras Infranacionais do Setor de Saneamento Básico.        

Vencedores e finalistas 
Os projetos vencedores ganharão o Troféu Prêmio ANA e poderão utilizar, em seus materiais de divulgação, o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”. Os três finalistas de cada categoria terão direito ao uso do “Selo Prêmio ANA: Finalista” e integrarão o Banco de Projetos do Prêmio ANA. As iniciativas que não forem finalistas ou vencedoras, mas que se destaquem por contribuir para os objetivos da premiação, também poderão compor o Banco de Projetos com base na avaliação da Comissão Organizadora.

A Comissão Julgadora do Prêmio ANA 2023 será composta por 10 membros externos à ANA e com notório saber nas áreas abrangidas pelas categorias da premiação. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto.

Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os aspectos efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade, adesão social e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O critério de sustentabilidade não será aplicável às categorias de Comunicação.

A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das 10 categorias. Os finalistas serão conhecidos em 19 de outubro deste ano e os vencedores, anunciados em solenidade de premiação prevista para novembro de 2023, em data e local a serem definidos.       

O Prêmio ANA    
Em sua 8ª edição, o Prêmio ANA 2023 tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

Realizada há 17 anos pela ANA, a iniciativa é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil. Já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento do País a partir de boas práticas no cuidado de suas águas.

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas