Sobre

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lançaram o Prêmio ABDI ANATEL de Redes Privativas. O objetivo da iniciativa é conhecer melhor o uso do espectro destinado à implementação de redes privativas e dar maior visibilidade a este modelo de negócios no Brasil. A ação se dá no âmbito de um acordo de cooperação técnica entre as duas agências por meio de ações conjuntas para promover o desenvolvimento industrial, produtivo e tecnológico do país.


As redes privativas são redes de telecomunicação destinadas à implementação de soluções específicas, para uso próprio ou de determinado grupo de usuários, e em que se utilizam aplicações ponto-multiponto ou ponto área. Essas redes são projetadas para uso industrial, de utilities, agropecuário e de negócios, entre outras aplicações privadas, cujos requisitos de rede podem divergir daqueles ofertados por redes de telecomunicações comerciais.

Fale conosco

Mande-nos um email através do: [email protected]

Categorias

Agro

Para aplicações na agropecuária.

Indústria

Para aplicações no setor industrial e parque fabril.

Utilities/Mineração/Óleo e Gás

Para serviços como distribuição de água, energia e gás, além de mineração e extração de petróleo.

Outros setores

Para aplicações diversificadas de ampla abrangência, como smart cities, educação, transporte e outros.

Cronograma

Sobre redes privativas

São redes de telecomunicação destinadas à implementação de soluções específicas, para uso próprio ou de determinado grupo de usuários, para o desenvolvimento de aplicações sem fio ponto-multiponto ou ponto-área. Essas redes são projetadas para uso industrial, de utilities, agropecuário, de negócios, entre outras aplicações privadas, cujos requisitos de rede podem divergir daqueles ofertados por redes de telecomunicações comerciais.


No contexto dos serviços de telecomunicações regulamentados pela Anatel, as Redes Privativas estão tipicamente associadas ao Serviço Limitado Privado (SLP), que é o serviço de interesse restrito, prestado no regime privado, que possibilita a comunicação entre estações fixas ou móveis para o desenvolvimento de múltiplas aplicações, dentre elas a transmissão de dados, de sinais de vídeo, de voz e de texto.


Mais informações sobre Redes Privativas e as autorizações necessárias para sua implementação podem ser obtidas na página: https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/radiofrequencia/redes-privativas

Números

1,56MI

das estações de 5G instaladas no mundo até 2027 serão utilizadas por redes privativas.

1.945

estações cumprem essa função atualmente.

20Gbps

é a velocidade que a rede privativa pode atingir, com latências de até 1 milissegundo.

Novidades

Parceiro