O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, visitou, nesta manhã, a indústria de panificação PaneBras, localizada no Distrito Federal (DF). A agenda teve como objetivo valorizar a inovação e fortalecer a indústria nacional, com ênfase nos avanços tecnológicos, no impacto econômico e no potencial de internacionalização do setor produtivo brasileiro.
Durante a visita, Cappelli conheceu a sede e as instalações da nova fábrica da PaneBras, atualmente em fase final de estruturação. A unidade, com início de operação prevista para setembro deste ano, contará com uma linha de produção automatizada e de alta capacidade para itens congelados como pão francês, pão de queijo e croissants.
Fundada há 15 anos, a PaneBras já exporta para os Estados Unidos, Europa e América do Sul, além de iniciar recentemente sua entrada no mercado japonês. De acordo com o fundador da empresa, Jurandir Pizani, a meta é estar presente em todos os continentes até 2030, faltando apenas África e Oceania. “Atualmente, exportamos mensalmente mais de 400 toneladas de produtos”, afirmou, evidenciando a competitividade da indústria alimentícia brasileira no cenário global.
Ricardo Cappelli ressaltou o orgulho nacional diante da capacidade exportadora da indústria: “A PaneBras tem um centro de pesquisa e desenvolvimento de última geração, produzindo produtos da mais alta qualidade. É um orgulho para o Brasil ter uma indústria como essa, que já exporta para os Estados Unidos, Europa e está entrando no Japão. Em breve, estará presente em todos os continentes. Isso é a indústria brasileira crescendo, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento no Distrito Federal e em todo o país.”

Estímulo à exportação
A ABDI atua para impulsionar a modernização da indústria nacional, fomentar o uso de tecnologias, ampliar a competitividade e promover a inserção do Brasil em cadeias globais de valor. A Agência é parceira estratégica da Fibra na execução do programa Exporta DF – Sabores da Capital, que visa preparar 20 empresas do setor de alimentos e bebidas do DF para atuar no mercado externo. A iniciativa capacita as empresas participantes no planejamento de suas exportações, adaptação de produtos às demandas internacionais e no acesso a potenciais compradores e parceiros estrangeiros.
Por meio do programa Jornada da Produtividade, a ABDI oferece consultorias especializadas para as empresas selecionadas, com foco no aumento da competitividade e da capacidade de inovação. As ações incluem diagnóstico de maturidade produtiva, consultorias presenciais e remotas para o redesenho de processos críticos, além de mentorias personalizadas para acompanhar a implementação das melhorias em 20 pequenas indústrias dos setores de alimentos, bebidas e beneficiamento de grãos.
A atuação da Agência é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com a Fibra no fim do ano passado. O programa conta com uma ampla rede de parceiros, entre eles a ApexBrasil, Sebrae-DF, Correios, Universidade Católica de Brasília, Banco BRB, CNI e entidades do setor alimentício.