Presidente da ABDI discute política industrial na Fiesp

Presidente da ABDI discute política industrial na Fiesp

Ricardo Cappelli apresenta ações da Nova Indústria Brasil e enfatiza transformação digital no Acelera Startup

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou nesta segunda-feira, 30, do Concurso Acelera Startup 2024, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). No painel “Perspectivas Industriais: Tendências e Desafios”, Cappelli apresentou a política industrial do país, com as principais iniciativas para reestruturar e modernizar o setor.

Durante sua fala, Cappelli ressaltou a importância da Nova Indústria Brasil (NIB), um programa que busca para fortalecer a indústria brasileira, tornando-a mais competitiva, gerando empregos e promovendo inovação. “O Brasil, depois de sete anos sem debater política industrial, volta agora a ter política industrial. O presidente Lula, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, lançou a Nova Indústria Brasil, que reúne um conjunto de iniciativas e políticas que retomam o debate e ações concretas para o desenvolvimento da indústria no Brasil”, afirmou.

Ele também destacou que já foram estabelecidas metas para setores estratégicos para o país, como o complexo da saúde e a transformação digital. “A cada vez, vamos lançando novas metas, e nós, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, estamos estruturando o monitoramento dessas políticas, com indicadores claros para que possamos avaliar o impacto e o resultado, especialmente no adensamento das cadeias produtivas e no desenvolvimento industrial como um todo”, explicou Cappelli.

O presidente da ABDI abordou a importância da transformação digital para a competitividade industrial do país. “A transformação digital é uma agenda crucial para o Brasil. Hoje, cerca de 19% das nossas empresas industriais já atingiram um nível mais maduro de digitalização. Isso mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estamos avançando de forma consistente”, observou.

O evento, que reuniu participantes de todo o Brasil, teve como objetivo impulsionar a conexão entre startups, investidores e indústrias, criando oportunidades para inovação e aceleração de projetos.