Presidente da ABDI participa de debate sobre saúde e inovação

Presidente da ABDI participa de debate sobre saúde e inovação

Igor Calvet falou sobre a importância da inovação para os avanços da área da saúde no Brasil

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet, participou do seminário "Desafios 2023 – o Brasil que queremos", organizado pelo jornal Correio Braziliense nesta quinta-feira (15), das 14h às 19h. Calvet integrou o corpo de palestrantes do 4º e último painel, que debateu sobre “A saúde como fonte de sustentabilidade da nação”.

Acredito na saúde como vetor sustentável para o desenvolvimento do Brasil. O que fizermos hoje na saúde, no setor produtivo e em políticas públicas será refletido no futuro, nos próximos 10, 20 anos”, destacou Calvet, no início da apresentação.

Para o líder da instituição, que tem a missão de fomentar a adoção de novas tecnologias nos diferentes setores da indústria brasileira, trazer a inovação para o centro da pauta dos avanços em saúde é a única maneira de atender às demandas tanto do estado quanto do mercado. “Isso porque as projeções estatísticas mostram que a quantidade de brasileiros com mais de 60 anos será o dobro em 20 anos e, consequentemente, as doenças existentes serão outras, de acordo com as transições demográficas e culturais que ocorrerão ao longo do tempo”, explicou.

Impulsionar a inovação em pesquisa clínica; melhorar a proteção de dados; trabalhar com novas formas de encomendas tecnológicas; garantir tecnologias em saúde por meio de acesso a patentes; revisar as formas de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); são algumas das prioridades essenciais para o setor na opinião do presidente da ABDI, para dar perenidade às políticas públicas em saúde.

A saúde é mais do que um mecanismo de atenção, é um sistema complexo e articulado que necessita do uso de tecnologias inovadoras para revolucionar o atendimento às demandas básicas do país”, concluiu Calvet.

Humberto Costa, ex-ministro da Saúde; Paulo Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado, também compuseram o painel sobre saúde. A mediação foi dos jornalistas Vicente Nunes e Denise Rothenburg, e apresentação de Andrea Nalini.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas