Presidente da ABDI recebe embaixador do Cazaquistão

Presidente da ABDI recebe embaixador do Cazaquistão

Encontro tratou da aproximação dos dois países em agenda de desenvolvimento industrial

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, recebeu nesta quinta-feira, 04/04, o embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov. Na visita, o diplomata do maior país da Ásia Central propôs a Cappelli o intercâmbio de experiências entre os dois países e a assinatura de um acordo de cooperação da ABDI com a União dos Produtores de Maquinários do Cazaquistão, associação que reúne mais de 100 empresas do país asiático. 

Acompanhado pelo primeiro-secretário da embaixada, Serik Alimbayev, Nussupov lembrou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Cazaquistão, em 2009 – a primeira e única realizada por um mandatário brasileiro –, para destacar a oportunidade de reaproximação dos dois países. “O Brasil tem grandes experiências, é a 9ª economia do mundo”, afirmou.    

Para ressaltar os benefícios da aproximação e troca de experiências, o embaixador deu ênfase à convergência de interesses do Brasil e do Cazaquistão em agendas que incluem grandes projetos em desenvolvimento industrial, transferência de tecnologia e geração de emprego. “Acho que podemos ter essa troca de experiências e desenvolver nossas relações nessas áreas”, completou, depois de dimensionar as largas fronteiras de seu país com dois dos maiores mercados do mundo: China e Rússia.

Agenda de trabalho

Cappelli mostrou-se aberto à construção de uma agenda de trabalho entre ABDI e a união cazaque. “O Brasil vive, nesse momento, um processo de retomada de nossa política industrial”, disse. “Nos interessa muito estabelecer acordos onde nós possamos trocar experiências, somando esforços, e criar um ambiente para que nossas empresas possam fazer negócios, desenvolvendo e gerando riquezas e empregos nos dois países”, completou.    

Por ocasião do encontro, Nussupov convidou a ABDI a participar da 3ª reunião do Conselho Empresarial Brasil-Cazaquistão, que será realizada de 16 a 17 de maio, em Porto Alegre (RS). O embaixador também sugeriu a participação da Agência no Astana International Forum, encontro que reunirá nos dias 13 e 14 de junho, na capital cazaque, delegados de alto nível de governos, organizações internacionais, empresas e círculos acadêmicos em diálogos sobre alterações climáticas, escassez de alimentos e segurança energética.