Programa ABDI Labs seleciona dez projetos-pilotos de indústria 4.0

Programa ABDI Labs seleciona dez projetos-pilotos de indústria 4.0

Resultado de edital apresenta empresas contempladas com o objetivo de proporcionar a adoção e difusão de tecnologias inovadoras

As dez parcerias tecnológicas vencedoras do edital ABDI Labs – Ambientes de Demonstração de Tecnologia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão prestes a iniciar a utilização de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 em projetos-pilotos no Brasil.

Computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, big data, segurança digital, integração de sistemas e sistemas de simulação são algumas dessas tecnologias utilizadas na “quarta revolução industrial”, conhecida como indústria 4.0.

As empresas usuárias contempladas foram: BRF S.A; Delp Engenharia Mecânica; Electrolux do Brasil S/A; Exsto Tecnologia Ltda; Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda; Nestlé Brasil; Oxiteno S.A. Indústria e Comércio; Rudolph S.A.; Schulz S.A; e Tron Controles Eletrônicos Ltda.

A assinatura dos contratos de adesão das empresas ao programa da ABDI Labs acontece a partir do dia 17 de outubro. Em seguida, no dia 7 de novembro, começam as primeiras reuniões de implementação junto às empresas beneficiárias. Cada uma das dez selecionadas receberá R$ 200 mil para executar os projetos-pilotos.

Confira aqui a lista completa das empresas e o cronograma de ações 

Os projetos serão implementados por meio de um arranjo institucional chamado “parceria tecnológica”, no qual as empresas beneficiárias das soluções inovadoras são denominadas “empresas usuárias” e as empresas provedoras das tecnologias, “empresas âncoras”. As empresas-usuárias terão uma solução tecnológica, apresentada pelas empresas-âncoras, para uma demanda interna concreta, que será beneficiada por um projeto-piloto.

A missão do programa é contribuir para a criação de uma rede de alto impacto para a transformação digital, adoção de tecnologias e fomento à inovação, a partir da demonstração de casos de uso em ambientes reais. Os dez projetos-pilotos selecionados apresentarão um roteiro de implementação em ambientes de demonstração – um conjunto de ações que passa a ter papel de vitrine tecnológica para outras empresas. 

“O programa ABDI Labs pretende potencializar a transformação digital das empresas brasileiras, ao desenvolver ambientes promotores de inovação, adoção de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e formação de redes de conhecimento tecnológico, por meio da difusão de experiências que podem servir de modelo para outras empresas”, afirmou o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias, Bruno Jorge.

Ao final da implementação do programa, as empresas selecionadas trarão casos de sucesso de aplicação e uso das tecnologias habilitadoras 4.0, roteiros dos casos práticos, ambientes de demonstração dos projetos e as ações on-line e presenciais de disseminação do conhecimento. Além disso, será criado um ambiente virtual, como uma vitrine, com as experiências e seus resultados.

Saiba mais
 

SOBRE
O Programa ABDI Labs é uma iniciativa que tem por objetivo desenvolver ambientes promotores de inovação, adoção de tecnologias da indústria 4.0, formação de redes de conhecimento tecnológico, com espaços que agregam infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, e que potencializam transformação digital das empresas brasileiras, a partir do desenvolvimento de projetos-pilotos com a integração de tecnologias nas rotinas das empresas participantes.
 

Confira mais aqui.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas