Com o objetivo de garantir a terceira edição do Programa Conecta Startup Brasil, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, e a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência, Perpétua Almeida, reuniram-se com os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta segunda-feira, 06/05. A ABDI e o MCTI firmaram a parceria para a realização do novo edital, com expectativa de ampliar o impacto do programa.
O Conecta Startup Brasil seleciona equipes e startups early stage (em estágio inicial) para validação de suas propostas de valor, a partir dos desafios do setor produtivo. “Esse é um Programa importante para um país como o nosso, que tem o desafio de conectar desenvolvimento, tecnologia e inovação à realidade brasileira”, destaca Cappelli.
Na reunião, o presidente da Agência defendeu que o Programa está alinhado às estratégias de inovação, da ABDI, que buscam ligar demandas reais da indústria brasileira aos avanços em ciência e tecnologia. “Minha ideia é ampliar o programa para algo maior, com maior número de parceiros, de empresas participantes e de problemas superados, com inovação. Nosso desafio é fazer o país voltar a crescer”, conclui Cappelli.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do MCTI, Guila Calheiros, aceitou a proposta do presidente da ABDI de ampliar o programa. “O Conecta Startup Brasil é um Programa importante, porque ele envolve o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de inovação, gerando conhecimento que volta para a economia. Vamos estruturar uma nova proposta para o novo edital e propor a inclusão de novos parceiros”, afirma o secretário.
Também participaram da reunião a diretora do departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação, Sheila Pires, e o coordenador-geral de Ambientes Inovadores e Startups, Publio Ribeiro, ambos do MCTI.
Sobre o programa
Lançado em 2019, o Conecta Startup Brasil é um programa de inovação aberta que já impactou mais de 36 mil pessoas em todo o país, realizou mais de 45 eventos, com roadshows, webinars, semana imersiva, em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal; promoveu encontros com empresas interessadas em inovação aberta; gerou 600 empregos diretos; e auxiliou na captação de mais de R$ 10 milhões em investimentos.
O programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com MCTI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).