Programa da ABDI tem adesão de 499 startups do Brasil e de Portugal

Programa da ABDI tem adesão de 499 startups do Brasil e de Portugal

Expectativa é que pelo menos 60 novos empreendimentos se conectem a 30 indústrias para gerar soluções inovadoras

O edital do programa Startup Indústria 4.0 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu 499 inscrições de startups interessadas em participar da iniciativa. Deste total, 294 – sendo 11 delas de Portugal – estão elegíveis para a próxima etapa do processo seletivo. A fase voltada para a adesão das indústrias terminou em janeiro e teve 51 empresas consideradas elegíveis.

Agora, serão selecionadas até 120 startups para as próximas etapas do processo, sendo 10% delas portuguesas. A expectativa é que pelo menos 60 startups se conectem a 30 indústrias. O processo de seleção das empresas industriais vai até o dia 17 de junho, enquanto para as startups o prazo é o dia 17 de agosto.

"O interesse demonstrado pelas startups, tanto do Brasil quanto de Portugal, deixa claro que a primeira edição do programa obteve êxito e que o ecossistema necessita de ações como esta para ganhar escala. E, por outro lado, a ação é fundamental para criarmos soluções inovadoras para o setor produtivo”, destaca Guto Ferreira, presidente da ABDI.

O edital binacional, lançado em novembro de 2018, prevê R$ 4,8 milhões em premiação para as startups que se conectarem a indústrias de ambos os países. As 283 startups brasileiras que continuam no programa estão distribuídas por 19 estados das cinco regiões do país. São Paulo, com 82 empreendimentos elegíveis, lidera o número, seguido por Minas Gerais (57), Santa Catarina (39), Paraná (22) e Rio de Janeiro (20).

O parceiro português da ABDI é o Centre of Engineering and Product Development (CEiiA), responsável pela divulgação, sensibilização e mobilização das indústrias, startups e ecossistema de inovação no país europeu, além de promover a ponte com as empresas brasileiras. Já o parceiro de organização e execução é a Grow+, que organizou o edital e acompanhará os projetos conjuntos entre indústrias e startups.

Novas tecnologias

O Startup Indústria 4.0 teve a adesão de 86 indústrias, sendo que 51 delas – incluindo três portuguesas -, foram classificadas como elegíveis a participarem das próximas etapas do programa. Para estas candidaturas, a fase atual é a de análise de documentos.

As indústrias cadastraram 283 demandas, sendo 70% delas por novas tecnologias e eficiência operacional e produtiva. Metade destas empresas já realizou 90 ações junto a startups nos dois últimos anos. Para os outros 50%, esta é a primeira oportunidade de conexão.

Em 2017, a ABDI realizou a primeira edição do Startup Indústria, com dez pilotos entre startups e indústrias sediadas no Brasil. Se conectaram: 3M / Trackage; BRF / Birmind; Caterpillar / MZTEC; Dow Brasil / Sunew; Embraco / Virturian; Embraer / Victor Alfa; Ericsson / Nearbee; Libbs / MSc Med; Natura / Regenera; Votorantim Cimentos / Geoinova.