Projeto contemplado pelo Digital.br promove ganhos de maturidade digital e de produtividade a empresas de Alagoas

Projeto contemplado pelo Digital.br promove ganhos de maturidade digital e de produtividade a empresas de Alagoas

Iniciativa da Rede Alagoana de Transformação Digital visa atender 270 empresas, com a implantação de uma plataforma para gestão de dados

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) conferiu de perto a evolução e os resultados parciais de um dos seis projetos contemplados na fase de escala do 2° edital do Programa Digital.br. Nesta semana, a Rede Alagoana de Transformação Digital recebeu a visita técnica da Agência, em Maceió (AL), para demonstrar o andamento da iniciativa que visa atender 270 empresas industriais, de comércio e serviços.

O projeto foca no desenvolvimento e na implantação da plataforma Produtiva para otimizar a tomada de decisão, por meio da análise de dados e gerenciamento de indicadores de produção, como índice de eficiência das máquinas e  equipamentos, tempo médio entre falhas, desperdícios, consumo de energia, estoque, entre outros. Iniciada em fevereiro deste ano, a etapa de escala do projeto alagoano prevê que as empresas atendidas registrem aumento de 20% na produtividade e de 10% no nível de maturidade digital.

“Esse projeto presta uma série de serviços para as empresas participantes, desde capacitação e consultorias para melhoria de processos produtivos, até a incorporação da plataforma Produtiva”, destaca a gerente de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa.

A proposta é encabeçada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL), pela Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).

“Na fase piloto, atendemos 65 empresas de diferentes segmentos industriais com a plataforma Produtiva. Agora, na fase de escala, temos o desafio de atender 270 empresas para levar essas tecnologias até as indústrias aqui do estado”, aponta Maicon Lacerda, responsável pelo projeto na Gerência Executiva de Inovação e Tecnologia do Senai de Alagoas.

Evolução na prática

Para demonstrar a aplicação da tecnologia e os resultados na ponta, a comitiva da ABDI visitou três empresas que implementaram a Produtiva na fase de escala. “A plataforma veio para transformar a nossa empresa da água para o vinho. Antes a gente anotava tudo em papéis, arquivos e blocos de nota. Hoje tudo fica alimentado no site e no aplicativo. Conseguimos ver de perto o crescimento da empresa”, compara Raianne Bruna Duarte, diretora da Vovó Maze, empresa do ramo de alimentos.

Já a Tempermac é referência no mercado de vidros temperados no estado. “Nós conseguimos reduzir o número de perdas, melhorar a produtividade hora/homem e da máquina e economizar energia. A análise desses números gera um ganho de produção em geral”, avalia o diretor da empresa, Lusirlei Albertini. “Esse é um programa muito proveitoso para qualquer indústria que tenha a intenção de melhorar os seus processos produtivos”, completa.

Atuando no envaze de água mineral, a Aldebaran recebeu, além da plataforma, um kit de sensoriamento que identifica a quantidade de galões cheios e lacrados que passam pela esteira antes de serem colocados nos caminhões de transporte. “Eu consigo visualizar a produção e a quantidade de horas paradas. Isso tudo gera um ganho de informação para podermos fazer uma análise de como estamos no dia a dia”, afirma o supervisor de produção da Aldebaran, Leonardo André.

“O que se busca com a adoção da plataforma Produtiva é uma organização dos dados e das informações da empresa para ter uma melhor gestão e redução dos custos. Isso vai permitir um melhor controle e uma maior produtividade”, reforça o analista de Produtividade e Inovação da ABDI e responsável pelo Digital.BR, Roberto Pedreira.

O programa

O Programa Digital.br foi lançado em 2020 pela ABDI para estimular e fomentar políticas e projetos voltados à transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais e de serviços.

O 1º Edital acelerou projetos propostos por redes e ecossistemas de inovação que tinham como beneficiárias empresas localizadas na região Nordeste. Foram qualificados mais de 80 agentes e implementados oito projetos-piloto. Na fase de escala, três projetos foram implementados e 950 empresas foram impactadas, com 16 municípios atendidos.

O 2º Edital está contemplando projetos que atendem empresas das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com o objetivo de melhorar as condições e características produtivas das regiões. Na fase piloto, de teste e experimentação das soluções com um público restrito de beneficiários, 10 projetos foram apoiados para testar e experimentar as soluções digitais, e mais de 90 agentes foram qualificados. Ao todo, 600 empresas foram impactadas em 10 estados.

Já na atual fase de escala, de ampliação e difusão da solução, os seis projetos selecionados para implementação deverão impactar cerca de mil empresas.

Fotos: Senai/AL