Projetos avaliados pelo Banco Mundial

Projetos avaliados pelo Banco Mundial

A ABDI assinou memorando de entendimento com o Banco Mundial para avaliação de projetos da Agência

O Memorando de Entendimento entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (Banco Mundial) permitirá a avaliação de impacto de projetos da Agência. O documento permite a cooperação técnica e elaboração de avaliações de impacto dos projetos da ABDI.

Inicialmente, o acordo irá contemplar o projeto Jornada Digital, em execução durante o ano de 2021.  O Jornada Digital tem o objetivo de aumentar o nível de maturidade digital de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. 

Com o memorando de entendimento, será possível utilizar ferramentas de avaliação de projetos como recomendado pelo governo federal em suas políticas públicas. “A ênfase nos resultados constitui elemento central das reformas do setor público nas últimas décadas. Apesar de o Jornada Digital não ser uma política pública, entendemos que é fundamental a realização de uma avaliação, cujos resultados vão permitir aperfeiçoar o projeto e decidir sobre sua expansão”, explicou Andrea Macera, Assessora Especial da Presidência da ABDI.

Segundo ela, “o monitoramento e a avaliação de projetos são ferramentas importantes para aprimorá-los  permitindo compreender  melhor o custo-efetividade”.   Portanto, a avaliação de impacto traz um conjunto de informações adicionais para os tomadores de decisão quanto à alocação de recursos da Agência e efetividade dos projetos. 

“Ela explicou que a missão da ABDI prevê a atuação por “meio da qualificação e execução de políticas” mas, embora já tenha incorporado diversas ferramentas de monitoramento, a ABDI ainda não possui a cultura de avaliação de projetos.
A cooperação com o Banco Mundial vai permitir que a ABDI conte com a expertise do órgão na utilização de ferramentas de avaliação de impacto em seus projetos. O Memorando de entendimento não envolve contrapartida financeira. Inicialmente tem a duração de doze meses e está aberto a outros projetos e programas da Agência.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas