Ir para o conteúdo
Com a chegada do 5G ao Brasil, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) criou o projeto Conecta 5G, uma iniciativa focada na expansão do acesso da quinta geração de tecnologia de conectividade móvel para a indústria brasileira.
O Conecta 5G investe no uso de mobiliário urbano (instalando antenas nas luminárias públicas) para oferecer conexão de altíssima velocidade para empresas e indústrias e wi-fi de qualidade para os cidadãos. As redes 5G exigem a instalação de mais torres de transmissão que o 4G, logo, o uso das luminárias amplia a rede com mais facilidade.
O Conecta 5G permite que pequenos e médios municípios espalhem tecnologia e serviços com velocidade e confiabilidade, além de gerar rendas acessórias para essas localidades.
O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o Parque São José dos Campos, e apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A luminária, desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.
A primeira cidade brasileira a receber o Conecta 5G foi Curitiba (PR).
Atualmente, fazem parte do Conecta 5G as capitais:
E 12 municípios: