O projeto Circularidade incentiva a adoção de práticas sustentáveis de produção e modelos de gestão ASG (ambiente, social e governança) em empresas. A iniciativa ocorre por meio de convênio formalizado entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTEC) definidos em 3 frentes.
- Frente 1
- desenvolver, em parceria com empresas da cadeia produtiva aeroespacial, um sistema de gestão de dados em blockchain que permita maior confiabilidade e mapeamento de todos os desperdícios de materiais e resíduos e viabiliza o reaproveitamento de materiais e resíduos descartados na cadeia ou em novos negócios.
- Frente 2
- Promover a adoção da Jornada ASG a partir de um mapeamento e estratégia para maturidade ASG das empresas participantes.
- Frente 3
- Promover a eficiência gerencial no uso de seus recursos naturais e na geração de resíduos sólidos urbanos. Esta frente está em operação no município de São José dos Campos, por meio da aplicação de modelo de negócios, fruto da parceria entre a ABDI e a Associação Brasileira do Plástico (ABIPLAST), no âmbito do estudo Modelos de Negócios para Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil.