ProVA capacita 3,5 mil profissionais em cinco meses de atividades

ProVA capacita 3,5 mil profissionais em cinco meses de atividades

Laboratório de Inovação do Varejo da ABDI encerrou primeiro ciclo de ações com cinco Acordos de Cooperação Técnica firmados

Não há tubos de ensaio nem acelerador de partículas, mas o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA) também é um lugar de experiências. A iniciativa, que encerrou o seu primeiro ciclo no dia 31 de outubro, é o primeiro espaço do Governo Federal destinado ao desenvolvimento de tecnologias para o setor varejista. Inaugurado há cinco meses no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o ProVA capacitou 3,5 mil profissionais e atendeu mais de 600 organizações desde que foi aberto.

“O Laboratório foi pensado para atender os desafios reais dos varejistas. Fizemos uma ampla pesquisa de campo com lojistas, especialistas e formadores de opinião do setor para chegarmos neste formato. E após este primeiro ciclo podemos comprovar o sucesso da inciativa”, comemora Eduardo Tosta, coordenador de Comércio e Serviços da ABDI.

O aumento do comércio eletrônico tem transformado as experiências de consumo no varejo, a ideia do ProVA é justamente propiciar aos empresários um ambiente em que possam testar as inovações. “Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes. Eles esperam mudanças do setor para acompanhar as novas tendências e tecnologias, que desafiam o varejo a evoluir seu modelo de negócio”, analisa Tosta.

Desde a sua inauguração, o ProVA recebeu 34 atividades que somaram 123 horas de capacitações, palestras, cursos, consultorias, mentorias, aceleração de startups, networking, entrevistas, produção de conteúdo em vídeos, estudos, publicações e testes de conceitos de novos modelos de negócio. São iniciativas gratuitas e abertas ao público.

Resultados

As ações do ProVA ganharam capilaridade e saíram do ambiente do Laboratório para se espalhar por São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Foram iniciativas que resultaram em cinco Acordos de Cooperação Técnica com organizações varejistas. Uma delas foi com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para a realização do evento “Construção de Líderes 2018” na Chapada dos Guimarães (MT).

Outra parceria importante foi com a Fecomércio MG no lançamento do Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC). O programa tem como objetivo conectar empresários do comércio e serviços a diversos agentes de inovação, como aceleradoras, universidades, pesquisadores, representantes de governo, investidores e startups, além de promover capacitação, eventos e discussões qualificadas sobre o tema.

Isto faz com que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais corresponda a um braço do ProVA no estado. “São parcerias viáveis de se fazer e que dão resultados. Temos contrapartidas das entidades e capacitação dos profissionais, com custos baixos”, destaca Tosta.

O ProVA também mostrou resultados imediatos com a aceleração de oito startups, inclusive com uma delas fazendo pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).