Não há tubos de ensaio nem acelerador de partículas, mas o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA) também é um lugar de experiências. A iniciativa, que encerrou o seu primeiro ciclo no dia 31 de outubro, é o primeiro espaço do Governo Federal destinado ao desenvolvimento de tecnologias para o setor varejista. Inaugurado há cinco meses no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o ProVA capacitou 3,5 mil profissionais e atendeu mais de 600 organizações desde que foi aberto.
“O Laboratório foi pensado para atender os desafios reais dos varejistas. Fizemos uma ampla pesquisa de campo com lojistas, especialistas e formadores de opinião do setor para chegarmos neste formato. E após este primeiro ciclo podemos comprovar o sucesso da inciativa”, comemora Eduardo Tosta, coordenador de Comércio e Serviços da ABDI.
O aumento do comércio eletrônico tem transformado as experiências de consumo no varejo, a ideia do ProVA é justamente propiciar aos empresários um ambiente em que possam testar as inovações. “Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes. Eles esperam mudanças do setor para acompanhar as novas tendências e tecnologias, que desafiam o varejo a evoluir seu modelo de negócio”, analisa Tosta.
Desde a sua inauguração, o ProVA recebeu 34 atividades que somaram 123 horas de capacitações, palestras, cursos, consultorias, mentorias, aceleração de startups, networking, entrevistas, produção de conteúdo em vídeos, estudos, publicações e testes de conceitos de novos modelos de negócio. São iniciativas gratuitas e abertas ao público.
Resultados
As ações do ProVA ganharam capilaridade e saíram do ambiente do Laboratório para se espalhar por São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Foram iniciativas que resultaram em cinco Acordos de Cooperação Técnica com organizações varejistas. Uma delas foi com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para a realização do evento “Construção de Líderes 2018” na Chapada dos Guimarães (MT).
Outra parceria importante foi com a Fecomércio MG no lançamento do Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC). O programa tem como objetivo conectar empresários do comércio e serviços a diversos agentes de inovação, como aceleradoras, universidades, pesquisadores, representantes de governo, investidores e startups, além de promover capacitação, eventos e discussões qualificadas sobre o tema.
Isto faz com que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais corresponda a um braço do ProVA no estado. “São parcerias viáveis de se fazer e que dão resultados. Temos contrapartidas das entidades e capacitação dos profissionais, com custos baixos”, destaca Tosta.
O ProVA também mostrou resultados imediatos com a aceleração de oito startups, inclusive com uma delas fazendo pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).