O Laboratório de Inovação no Varejo, ProVA, encerra nesta quinta-feira (10) mais uma etapa de seu terceiro ciclo de atividades, desta vez na Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em São Paulo. A iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) levará a cinco entidades cursos para capacitar profissionais a se tornarem agentes de inovação no varejo. Eles serão multiplicadores das metodologias e técnicas desenvolvidas no ProVA para, pelo menos, mil varejistas.
“O que o ProVA fez, estamos ensinando em outras regiões as pessoas a fazerem. Trata-se de identificar as necessidades do varejo e promover ações de inovação para atender essas demandas. Os multiplicadores saem dos cursos habilitados a desenvolver metodologias ágeis, a promover atividades de demonstração de tecnologias, realizar networking, inovação propriamente dita e oficinas de tendências de consumo”, detalha Eduardo Tosta, líder do projeto na ABDI.
Ao final do terceiro ciclo, serão cerca de 65 agentes multiplicadores formados. As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e o Senac de São Paulo, já receberam as atividades. Após o curso na CNDL/SPC, será a vez da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco ter seus profissionais capacitados. Estas entidades terão o prazo de um ano para realizar dez atividades cada uma, totalizando no mínimo 50, para disseminar as técnicas de inovação no varejo.
“As entidades se comprometeram a realizar as atividades para atender pelo menos 200 empresários cada uma. Eles vão contratar especialistas para falar de temas específicos, demonstrar tecnologias e ensinar as metodologias e exemplos criados no ProVA. Daqui para frente, cada um vai identificar suas necessidades locais e desenvolver as atividades”, explica Tosta.
Os cursos de formação dos agentes em inovação duram 56 horas, com mais oito horas de consultoria online para tirar dúvidas. Após seis dias de atividades na CDL de Caxias do Sul, a entidade vai montar um espaço físico, nos moldes da sede do ProVA em São Paulo, para trabalhar com inovação junto a startups. “Quem recebe a capacitação está entendendo que o conteúdo e o tema são relevantes, inovação e transformação digital em comércio, serviços e indústria. Está acontecendo o que a gente queria, capacitar e, depois, o pessoal caminhar sozinho”, comemora Tosta.
O ProVA é uma iniciativa inédita do governo federal. Localizado no shopping Frei Caneca, em São Paulo, o Laboratório realizou mais de uma centena de atividades dedicadas exclusivamente à promoção da inovação no setor varejista, atendendo mais de mil empresas e impactando mais de cinco mil pessoas.