Queremos colocar a agência para agir na superação dos gargalos regulatórios, diz presidente da ABDI no Fórum de Competitividade 2024

Queremos colocar a agência para agir na superação dos gargalos regulatórios, diz presidente da ABDI no Fórum de Competitividade 2024

Ricardo Cappelli anuncia acordos de cooperação técnica e destaca a importância da ação concreta na transformação digital

Destacando a atuação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na superação dos gargalos regulatórios no Brasil, o presidente da entidade, Ricardo Cappelli, falou nesta terça-feira (2) no Fórum de Competitividade 2024, realizado em Brasília. O evento visa estimular debates sobre o impacto da transformação digital na economia, as competências necessárias para prosperar neste novo cenário e as estratégias governamentais para aproveitar o potencial da tecnologia em prol da sociedade.

Durante o painel de abertura, Cappelli anunciou que a ABDI está firmando acordos de cooperação técnica com diversas agências reguladoras para integrar sistemas e melhorar o fluxo de processos. Ele destacou que a agência já assinou com a ANM (Agência Nacional de Mineração) e está em vias de formalizar parcerias com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Assinamos um acordo de cooperação técnica com a ANM, focando na transformação digital, que é o tema do nosso encontro. Este acordo prevê a integração de sistemas e o uso de inteligência artificial para acelerar a análise dos processos”, disse, afirmando que a ANM possui mais de 200 mil processos na fila para análise pelo órgão.

O presidente da ABDI também abordou a importância de promover um ambiente mais favorável à inovação e ao desenvolvimento industrial. “Falamos tanto da transição energética, da possibilidade de atrair para cá plantas em função da nossa matriz ser a mais limpa do G20, mas como atrair com uma estrutura regulatória que ainda nos coloca desafios imensos?”, questionou. “Nós, na ABDI, estamos muito atentos a esses desafios e estamos tentando enfrentar um que me parece central no nosso país, que é o desafio de destruir os gargalos regulatórios que nós temos no Brasil”, ressaltou.

Cappelli afirmou que a agência, alinhado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está comprometida em enfrentar os desafios regulatórios e transformar digitalmente as estruturas para atrair investimentos e melhorar a competitividade do Brasil. “O Brasil de hoje exige ação, então estamos buscando colocar a agência também para agir concretamente na transformação digital, para auxiliar na superação dos gargalos regulatórios”, disse.

Além do presidente da ABDI, a abertura do Fórum de Competitividade 2024 contou com a presença de Marcos Pontes, senador e vice-presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC); Arnaldo Jardim, deputado federal e presidente da FPBC; Julio Lopes, deputado federal e secretário-geral da FPBC; Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo; e Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.

O evento também contou com a participação dos analistas de Produtividade e Inovação da ABDI nas sessões temáticas de Inteligência Artificial e Futuro do Trabalho; Eduardo Rezende, da Unidade de Desenvolvimento Industrial, e Lanna Dioum, da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico.