Sobre

A plataforma Recircula Brasil – elaborada pela Agência, em parceria com a ABIPLAST, e desenvolvida pela Central de Custódia – tem como objetivo rastrear os resíduos plásticos no país. O rastreio ocorre desde sua origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de um novo produto. 

A ferramenta foi reconhecida pela ONU (2023) e considerada pioneira no setor, ajudando a promover a reciclagem, uma das vertentes da economia circular, além de permitir o mapeamento dessa cadeia produtiva.

COMO FUNCIONA?

Por meio da inserção de notas fiscais, os usuários da plataforma – recicladores e transformadores – poderão ter um balanço de massa de suas operações, acreditado por um ente terceiro. Isso garante a reintrodução de resíduos plásticos no processo produtivo com o lastro de origem dos materiais, com transparência, segurança jurídica e compliance. Assim, a plataforma permite a acreditação da circularidade dos resíduos plásticos no Brasil de forma eficiente e inovadora.

Fale conosco

Mande-nos um email através do: [email protected]

RECONHECIDA PELA ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) deu destaque à plataforma Recircula Brasil em documento publicado no ano de 2022 sobre iniciativas importantes pelo planeta. Em capítulo sobre modelos de créditos de plástico, organização e governança, a publicação trata do protagonismo brasileiro no rastreio de material e seu reaproveitamento pela indústria.

Denominado “Avaliando a contribuição de esquemas de crédito de plástico para reduzir a poluição e aprimorar a reciclagem”, o documento faz referências à parceria entre ABDI e Abiplast que “permitirá a rastreabilidade completa do plástico reciclado no país e o monitoramento de todo o processo, desde o descarte até a reutilização em uma nova embalagem ou produto”.

Números

+ de

7M

de toneladas/ano é o
tamanho do mercado
do plástico brasileiro.

3,4M

de toneladas/ano é
o mercado total de
embalagens plásticas.

+ de

24%

é o valor mínimo que as empresas
deverão comprovar de conteúdo
reciclado em seus produtos.

+ de

Quem já utiliza

Parceiros

Desenvolvimento

Novidades