O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) prestigiou nesta terça-feira, 14/05, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, a abertura do encontro “Brasil, 2030: Desenvolvimento, Inclusão e Sustentabilidade”, promovido pela revista Carta Capital. O evento, o primeiro do ciclo denominado “Diálogos Capitais – Um Projeto de Brasil: Ideias para o Futuro do País”, contou com as presenças de autoridades ligadas à política industrial brasileira e de líderes do setor privado.
“É muito importante que uma publicação com essa relevância entre no debate sobre importância da reindustrialização, da neoindustrialização sustentável, esse é o desafio do Brasil”, disse Cappelli. “O mundo vive um momento de reorganização das cadeias de suprimentos, das cadeias globais em todo o planeta, com reorganização das plantas industriais em todo mundo, e um debate como esse nos ajuda bastante a saber como fazer o Brasil não perder essa oportunidade”, completou.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, abriu o encontro com um resumo das ações do governo que resultaram no reposicionamento do país no mundo e na abertura de mais de 100 novos mercados para produtos brasileiros no exterior. “Saúdo os novos investimentos, em especial, os investimentos na indústria automobilística, que ultrapassaram 100 milhões de reais”, celebrou.
O momento da indústria nacional também foi celebrado pelo presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar. “Nós precisamos virar essa chave”, afirmou, em referência às oportunidades proporcionadas pela NIB. “E essa partida, tão fundamental, será muito bem aproveitada pela indústria brasileira. Nós temos hoje muitos otimistas que eram ex-pessimistas em relação às políticas que vieram a ser lançadas agora”, finalizou.
Debates
O encontro seguiu com a Mesa “O Desafio da Reindustrialização em Bases Sustentáveis”, no qual foram discutidos os caminhos para impulsionar a neoindustrialização e as exportações brasileiras com impactos positivos, entre outros, no meio ambiente, na produtividade e no trabalho.
A discussão reuniu o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Freitas Grossi, o presidente do Conselho do Sesi, Vagner Freitas, e o economista André Roncaglia, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
O tema “Inovação, Competitividade e o Incremento das Exportações” conduziu a mesa seguinte, com as participações do presidente do Sebrae, Décio Lima; da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, da secretaria-executiva de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Ciclo de encontros
As discussões desta manhã na CNI integraram um ciclo de encontros que terá continuidade em agosto e novembro, deste ano, em celebração às três décadas da revista CartaCapital. Além do tema desta terça-feira, serão levados a debate, em agosto, os desafios da integração nacional e sul-americana. Em novembro, o ciclo tratará do futuro do trabalho e das reformas necessárias ao Brasil.
Foto: Lula Lopes/ABDI