RENAULT, MOBILIZE, ABDI E URBS iniciam projeto de Táxi Elétrico em Curitiba

RENAULT, MOBILIZE, ABDI E URBS iniciam projeto de Táxi Elétrico em Curitiba

Em uma parceria estratégica com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A), Renault e Mobilize, marcas do Renault Group lançam projeto de utilização de veículos elétricos como táxi na cidade de Curitiba. Seis veículos do modelo Renault Zoe E-Tech 100% elétrico foram entregues aos taxistas, escolhidos pela URBS para participar do projeto.

Após o anúncio realizado no Smart City Expo Curitiba 2023, a Urbanização de Curitiba (URBS), lançou edital de chamamento para os taxistas interessados em participar dos testes de táxis elétricos na cidade. Os taxistas se inscreveram e seis foram sorteados para participar do programa, com duração prevista de seis meses.

Os testes com táxi elétrico serão a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050. A tarifa cobrada dos passageiros será a mesma da praticada nos táxis convencionais da cidade. Os motoristas selecionados receberam um treinamento promovido pela Mobilize, que incluiu informações técnicas do veículo, forma de condução e test-drive em trechos urbano e de rodovia.

Com muita satisfação lançamos este projeto de táxi elétrico em Curitiba, que é a casa da Renault e da Mobilize no Brasil. Não tenho dúvidas que toda a expertise da Renault nos veículos 100% elétricos e da Mobilize nas soluções de mobilidade irão contribuir positivamente para a cidade”, destaca Ricardo Mendes, Head Mobilize Beyond Automotive no Brasil.

Os veículos elétricos foram adquiridos pela ABDI com gestão da Mobilize Beyond Automotive, e alugados pelos taxistas através da plataforma Mobilize Share. Para facilitar o processo de recarga, foram instalados pela Mobilize dois carregadores Wallbox Comander 2S 22KW na Rodoferroviária de Curitiba, local que será o ponto de apoio do projeto. Os taxistas também terão isenção de 100% do valor das recargas durante o período de duração do estudo, isenção de taxas de outorga e ainda dispensa de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

"O município dá mais um passo para substituição da matriz energética fóssil pela energia limpa no transporte. Estamos testando ônibus elétricos e agora avançamos com a frota de táxi da cidade. Além da população poder conhecer a tecnologia, os testes nos darão uma base de dados sobre o modelo elétrico e seu desempenho”, afirma Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS.

De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, há três anos a Agência vem desenvolvendo projetos de eletrificação e de compartilhamento veicular e a iniciativa dos táxis elétricos confirma o compromisso da ABDI com ações que reduzam o uso de combustíveis fósseis e apostem na matriz elétrica como fonte energética para a mobilidade urbana. “Nosso intuito é que este piloto, que conta com seis veículos, possa crescer nos próximos anos e a eletrificação se torne um vetor importante de desenvolvimento da cidade e das inovações. Estamos muito felizes de poder contribuir não só com a inovação como com novos modelos de negócios”.

O evento de inauguração teve a presença de Ricardo Mendes, Head Mobilize Beyond Automotive no Brasil, Igor Calvet, presidente da ABDI, além de Rafael Greca, prefeito de Curitiba e de Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS.

Renault e Mobilize, referência em veículos 100% elétricos e mobilidade sustentável
Com mais de dez anos de experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos no mundo, Renault e Mobilize, marcas do Renault Group, são referência na implementação de projetos de mobilidade sustentável, tendo realizado uma série de iniciativas no Brasil:

VEM DF e VEM PR: Nas iniciativas de mobilidade anteriores, como o VEM DF e VEM PR, foram disponibilizados veículos elétricos da Renault para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. Estes projetos, já concluídos, foram desenvolvidos pela ABDI em parceria com os governos locais e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Mobilize Share: O sistema Mobilize Share teve início no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR) para os colaboradores da Renault do Brasil. A solução também é utilizada nas parcerias de carsharing e locação de curta duração no Paraná instaladas na Copel, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Lactec.

Fernando de Noronha: A presença de veículos Renault E-Tech 100% elétricos em Fernando de Noronha começou em junho de 2019, na ocasião do lançamento do Projeto Noronha Carbono Zero. De lá para cá a frota eletrificada da marca na ilha só tem crescido e ajudado na preservação do ecossistema. Em 2021, em conjunto com parceiros, foi instalada uma garagem fotovoltaica, que gera energia limpa para o abastecimento dos veículos elétricos, e o excedente é disponibilizado para uso da comunidade local.

O projeto Trilha Verde, em parceria com a Neoenergia Pernambuco em 2022, faz parte da terceira etapa das ações realizadas pela Renault para contribuir com a descarbonização de Fernando de Noronha com a instalação de duas plantas solares e 12 carregadores ao redor da ilha. Atualmente mais de 45 veículos elétricos Renault circulam em Noronha, dos modelos Kwid E-Tech 100% elétrico, Zoe E-Tech 100% elétrico e Kangoo E-Tech 100% elétrico.

Maior projeto de eletromobilidade da América Latina: Em conjunto com a Localiza e outros parceiros, iniciamos em setembro de 2022 um projeto voltado para motoristas de aplicativos. No total 80 Kwid E-Tech 100% elétricos já estão rodando em São Paulo, e mais 120 unidades serão colocados nas ruas ao longo do ano.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas