Sobre

O Replanta Agave, projeto da ABDI em parceria com Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), prevê a implementação de ações de promoção do desenvolvimento regional e da diversificação tecnológica e produtiva na região sisaleira do semiárido baiano. O foco das ações está no mapeamento, capacitação especializada e acompanhamento técnico voltado a micro e pequenos empreendedores agrícolas nas atividades do sistema produtivo do Agave. Ao todo, serão beneficiados diretamente cerca de 400 produtores nos 20 municípios de abrangência do Território de Identidade do Sisal.


Apesar de ser o maior produtor mundial de sisal com o Agave, o Brasil transforma apenas 4% da planta em produto. O objetivo do projeto é capacitar e dar condições aos produtores de transformarem a região em um polo de produção também de biocombustíveis, dentro da estratégia de transição energética. Além disso, promover alto impacto econômico, gerando emprego, renda e desenvolvimento na região.


Para viabilizar o Replanta Agave, os dois parceiros assinaram um convênio no valor de R$ 2,6 milhões em janeiro de 2024. Um edital também foi lançado pela Setre para que uma empresa seja selecionada e possa executar o projeto com os produtores. O prazo para envio de propostas é até 05/09/24 com resultado final no dia 30/10/24.

Fale conosco

Mande-nos um email através do: [email protected]

Biocombustível, passaporte para transição energética

A produção do biocombustível é aliada estratégica para alternativas energéticas sustentáveis, e que são capazes de impulsionar o desenvolvimento do Brasil em direção a uma economia mais verde e resiliente. Essas soluções inovadoras ajudam na redução de gases de efeito estufa e promovem a diversificação da matriz energética do país.

Sobre o Agave

O agave é uma planta de origem mexicana que se adapta bem às condições áridas do sertão nordestino. Pode ser usada como matéria-prima para a produção de biocombustíveis, açúcar e outros produtos renováveis, como ração animal, fibras e bioplásticos.

 
Agave é o nome de um gênero com quase 30 espécies diferentes. A maioria delas é nativa do México. É uma planta versátil quanto a utilização e adaptada a regiões áridas e semiáridas

Números

400

é a quantidade estimada de produtores do Agave que serão beneficiados.

4%

é a quantidade utilizado do Agave para produção do sisal.

20.4MIL

km2 é o tamanho do território do Sisal na Bahia.

O semiárido baiano e o sisal

A Bahia é o maior produtor brasileiro de fibra de Sisal, concentrada em 65 municípios que respondem por 95% da produção nacional. Contudo, o processo atual aproveita apenas 4% da planta. A produção de sisal representa 2% do PIB do estado da Bahia (SEPLAN-BA, 2023).


A região estende-se por um território de 20.405 km2, chamado de território de identidade do Sisal na Bahia, mais especificamente no município de Coité e no seu entorno, compreendendo cerca de 3,6% da extensão territorial da BA. É conformada por 20 municípios, habitados por cerca de 592.000 habitantes, ou seja, 4,2% da população do estado.