Sai resultado do Edital para a plataforma de gestão do café

Sai resultado do Edital para a plataforma de gestão do café

Cinco empresas foram selecionadas para apresentar um protótipo, que servirá para gestão, controle e rastreabilidade das Indicações Geográfic

Foram anunciadas, nessa terça-feira (13), as cinco empresas selecionadas para desenvolver um sistema de gestão, controle e rastreabilidade das regiões produtoras de cafés reconhecidos como Indicações Geográficas (IGs) no país. A plataforma é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto CNA e do Sebrae, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Nessa fase do projeto, que terá duração de dois meses, as empresas Agtrace Rastreabilidade Agrícola (SC), Safe Trace sistemas de rastreabilidade (MG), Btracer Sistemas (AM), Myvision Soluções (MG) e Avydium Solutions do Brasil (RJ) terão que desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês).

A proposta de MVP vencedora terá R$ 800 mil e prazo de mais 10 meses para entregar a plataforma. Para escolher a empresa, a Banca de Avaliação Final irá avaliar os recursos de tecnologias digitais, funcionalidades, experiência do usuário, nível de confiabilidade e integração do protótipo.

O sistema digital deverá ser implantado em, pelo menos, seis entidades gestoras, 50 produtores e 20 torrefações. A ferramenta irá contar com quatro módulos: controle, rastreabilidade, inteligência e comunicação.

Para o analista de Inovação e Produtividade da ABDI, Carlos Tafuri, a plataforma vai dar mais garantia para os mercados compradores. “O sistema digital, aumentará a transparência, facilitará a comunicação entre os atores da cadeia produtiva do café e assegurará a qualidade dos produtos para os consumidores e mercados”.

Indicações Geográficas
A Indicação Geográfica (IG) é um método utilizado em diversos países do mundo para proteger a propriedade intelectual de produtos ou serviços do uso de terceiros. Como resultado, comunica-se ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência. Atualmente estão registradas 13 indicações geográficas brasileiras de café.

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