A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realizam a segunda edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público, nos dias 13 e 14 de agosto, no Canal da Música, em Curitiba. As inscrições são abertas ao público e podem ser realizadas de forma gratuita no site da Escola de Gestão do Paraná. O evento é promovido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Escola de Gestão do Paraná e Gazz Conecta.
O objetivo do seminário é promover a inovação em todo o país, além de atrair e possibilitar conexões entre gestores públicos, startups, estudantes e outros interessados.
Ao longo dos dois dias de evento, especialistas nacionais abordarão os instrumentos trazidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com ênfase na desmistificação das compras públicas de inovação.
O assessor especial da ABDI André Rauen é um dos palestrantes confirmados no evento que, em 2023, teve como foco discussões sobre o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/21) e a Lei de Inovação do Paraná (Lei estadual n° 20.541/21).
Em seu painel, Rauen falará sobre a importância de compras públicas para inovação a nível municipal, estadual e nacional, além de apresentar instrumentos que podem transformar a realidade desse tipo de aquisição.
“O Estado tem um poder de compra e de influência em mercados muito alto. Então, as compras públicas para a inovação pegam esse poder e tentam direcioná-lo para desenvolvimentos tecnológicos socialmente necessários e desejáveis, considerando quais são os efeitos diretos e indiretos dessa aquisição para o estímulo à atividade privada de inovação”, disse.
O secretário da Inovação, Alex Canziani enfatiza a importância do evento para viabilizar um maior desenvolvimento e fluidez na gestão pública. “Com esse evento estamos trazendo especialistas para falarem sobre essas compras inovadoras que a atual legislação permite realizar. A ideia é capacitar nossos gestores para que eles inovem cada vez mais na administração pública e, também, para que possamos trazer as melhores opções para atender as necessidades do Estado do Paraná”, afirma.
O presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães, explica que gestores públicos precisam estar atentos às transformações do mercado e buscar sempre estar com os olhos voltados às novidades em produtos e processos.
“Nossa gestão sempre tem buscado a inovação e a realização deste Seminário será uma oportunidade de mostrar ao gestor que o Tribunal de Contas, dentro de sua vertente de orientar, também está motivado com as novidades do mercado, com as novas iniciativas que brotam nas startups e que podem representar uma solução para determinada questão no âmbito administrativo”, completa.
O procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio, também integra a lista dos palestrantes confirmados no seminário, que também terá uma oficina aberta ao público exclusivamente no dia 13 de agosto.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
Serviço:
2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público
Data: 13 e 14 de agosto
Local: Canal da Música – Grande auditório – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba
Inscrições por meio da Escola de Gestão do Paraná: AQUI