Soluções de eletromobilidade serão apresentadas a investidores

Soluções de eletromobilidade serão apresentadas a investidores

As tecnologias estão sendo desenvolvidas neste final de semana, durante o Startup Weekend realizado em São Caetano do Sul (SP)

Nesta sexta-feira (14), começou o Startup Weekend, iniciativa voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de eletromobilidade. O evento, que está acontecendo no Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul (SP), contou com a inscrição de cerca de 100 participantes que farão uma imersão de 54 horas de atividades. Os inscritos foram divididos em equipes e cada grupo tem a missão de apresentar, até domingo (16), uma solução de mobilidade urbana sustentável, sempre ancorada em problemas reais. Especialistas, mentores, indústrias, investidores e outros atores do ecossistema de inovação vão orientar os participantes nesta busca. As equipes terão a chance de amadurecer a ideia após o evento.

Durante oito semanas, na etapa de pré-aceleração, as soluções serão aprimoradas com apoio de mentorias especializadas. Concluído este processo, as tecnologias serão apresentadas a investidores durante o Salão do Automóvel, como explicou o diretor de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Miguel Nery. O evento acontece em São Paulo, no dia 13 de novembro. “A intensão é sairmos daqui com ótimas soluções para promovermos o encontro destas tecnologias com os investidores”, destacou Nery durante a abertura do Startup Weekend.

Primeiras ideias

Edgar Barassa, especialista em mobilidade elétrica, foi responsável por instigar os participantes a terem as primeiras ideias. O especialista fez uma breve palestra sobre eletromobilidade. Barassa lembrou que os carros elétricos não são novidade. “Os elétricos estavam entre os primeiros veículos desenvolvidos no início de 1900. Vários foram os motivos para eles não prosperarem. Um deles foi a disseminação do Ford a combustão, a distribuição dos veículos é uma peça chave”.

Para fomentar ideias, Barassa detalhou o funcionamento dos carros movidos a eletricidade atualmente. Segundo ele, ainda existem vários pontos da tecnologia que podem ser aprimorados. “Podemos pensar em formas de carregar as baterias elétricas e no acúmulo de energia”. Outros desafios dizem respeito à segurança. “É possível pensar em uma startup que mapeie as necessidades de segurança para os veículos elétricos”, disse. Mas para finalizar, Edgar Barassa foi mais longe. “Hoje os carros são terrestres, mas podemos pensar em veículos para água ou ar”.

Durante todo o sábado, as equipes vão trabalhar no desenvolvimento. No fim da tarde de domingo, as tecnologias serão apresentadas e serão definidos os ganhadores. Entre os prêmios da campeã está uma bicicleta elétrica.

O Startup Weekend é uma realização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústria (ABDI) junto ao Promob-e, projeto de cooperação técnica entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para o Desenvolvimento, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e com o Instituto Mauá.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas