O programa Jornada Digital, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI, entrou na fase piloto e 160 micro e pequenas empresas de todo o país terão a oportunidade de receber consultoria gratuita relacionada à transformação digital dos seus empreendimentos. O programa tem a finalidade de testar e validar a metodologia de aceleração da maturidade digital.
“Ao participar do projeto a empresa tem a possibilidade de aumentar as vendas e o lucro, expandir a base de clientes e a atuação de mercado, além de outros ganhos importantes relacionados à produtividade e competitividade”, explicou Adryelle Pedrosa, Gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.
Inicialmente, foram selecionadas 23 micro e pequenas empresas do estado do Espírito Santo para participar da primeira fase da etapa piloto, composta de quatro fases. A lista de empresas escolhidas atende aos mais variados setores da economia. “Ficou bem diversificado. Temos desde padaria, hotel, consultoria até indústria de metalurgia”, explicou Adryelle. A participação no programa é 100% gratuita, sendo exigidos das MPES apenas o compromisso e engajamento nas atividades, que serão realizadas on-line.
“Quando me interessei pelo Jornada Digital, tinha em mente melhorar a gestão de papéis da empresa. Foi quando fiquei sabendo que o programa contempla muito mais do que isso. Não tive dúvida que seria bom para a empresa”, explicou Elaine Gomes, da Metalúrgica Goronci, empresa localizada no município de Serra, da Grande Vitória. Segundo ela, a Transformação digital hoje é uma necessidade, “a gente precisa evoluir, se reinventar para permanecer no mercado”, disse.
Também localizada no município de Serra, a Padaria e Confeitaria Ki Sabor, foi outra das contempladas. O empresário Gleydson Pinto de Oliveira confessou estar ansioso pelo início da fase piloto. “Adoro essa área digital para o meu ramo. Assisti a live sobre o programa Jornada Digital e resolvi participar”, disse. Ele avaliou que a pandemia veio para antecipar em dez anos o processo de digitalização das empresas. “As microempresas que investirem nisso vão ter muito sucesso agora e no futuro, não tem como ser diferente”, afirmou.
Para Vitor José Duarte, “a digitalização é um caminho sem volta”. Terceira geração à frente da empresa Cerâmica Silvana, uma empresa familiar que fica no município de Linhares , ele explicou que “a sua expectativa em relação ao Jornada Digital é de conseguir utilizar melhor e mais profissionalmente as ferramentas digitais na empresa”.
O projeto piloto será dividido em 4 fases. As empresas participantes da segunda etapa serão selecionadas na cidade de Londrina, no Paraná. A fase piloto contribuirá para aprimorar as ferramentas e a metodologia que estão sendo desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, juntamente com a ABDI. “Ao final da etapa de experimentação, espera-se ter ações que possam ser escaladas e utilizadas de forma autônoma por empresas de todo o país que desejem se inserir no universo digital”, concluiu Adryelle.
Você que é micro empreendedor, quer participar da fase piloto do Jornada Digital? Você poderá vir a ser uma das empresas selecionadas para a etapa piloto do Projeto Jornada Digital!