Nesta segunda-feira (20/5), o videocast Sinal Aberto, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), recebe o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo Santana de Oliveira. No sexto episódio do programa, a jornalista Mara de Lima conversou com Carlos Geraldo sobre a maturidade digital das instituições brasileiras, a contribuição da ABDI para incentivar as organizações no processo de mudança e a importância da Nova Indústria Brasil (NIB) dentro desse contexto.
Na Agência desde 2017, Carlos Geraldo afirma que a transformação digital na indústria é um imperativo para o crescimento. “É preciso agilidade nos processos para fazer as entregas necessárias para o cliente, que exige hoje certa rapidez”, destaca.
Sobre a contribuição da ABDI, o diretor ressalta algumas das ações da Agência para fomentar a transformação digital das instituições brasileiras. “A ABDI teve papel fundamental na difusão da tecnologia 5G, com vários testes no Brasil em parceria com a Anatel. E com isso a ABDI conseguiu liberar frequência [5G] para a indústria”.
Carlos Geraldo também comentou a relevância da NIB para o país: “o Brasil tinha que ter realmente uma política mais efetiva voltada para a indústria. A Nova Indústria Brasil, além dela desenvolver a parte social, econômica, ela vai trazer competitividade tecnológica para o Brasil”.
Sobre o entrevistado
Carlos Geraldo é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduando em Gestão Financeira no Agro. Tem bastante experiência como administrador e por mais de três décadas foi gestor de Rádio e Televisão em diferentes estados do país. Só no Grupo Record trabalhou por mais de dez anos: foi diretor da Record Rio, Record São Paulo, Record News e Record Brasília. Depois disso, o diretor da ABDI foi secretário do Ministério do Esporte.
Acompanhe, abaixo, a conversa de Mara de Lima com o diretor da ABDI. Trechos do Sinal Aberto também podem ser conferidos nas redes sociais da ABDI.