Transformação digital em foco: Hub da Indústria comemora resultados

Transformação digital em foco: Hub da Indústria comemora resultados

Com apoio da ABDI, empresas participantes mostram aumento da maturidade digital e crescimento no faturamento

Empresários, apoiadores e representantes de instituições parceiras se reuniram nesta quarta-feira, 6, em Brasília, para celebrar os resultados do projeto HUB da Indústria. A iniciativa, selecionada pelo programa Digital.BR da ABDI, tem como objetivo apoiar a inovação tecnológica de micro, pequenas e médias empresas do DF.

Durante a cerimônia, Roberto Pedreira, gerente da Unidade de Monitoramento e Avaliação da ABDI, enfatizou a importância do hub como um exemplo claro de como a transformação digital pode aumentar a competitividade das empresas.

“A ABDI se sente extremamente honrada por estar aqui neste momento, após quatro meses de trabalho intenso. Tivemos a oportunidade de estar presentes no início, em julho, acompanhando o lançamento do programa. Agora, estamos vivenciando um recomeço, não um encerramento. Essas empresas extraordinárias alcançaram um novo patamar em apenas quatro meses, equivalendo a cinco anos de progresso, o que resultou em um aumento significativo na produtividade”, disse.

A cerimônia começou com a apresentação dos resultados do programa, que demonstraram a eficácia das iniciativas implementadas ao longo do projeto. Um dos destaques foi a elevação da maturidade digital: mais de 70% das empresas participantes elevaram sua maturidade digital ao adotar uma abordagem estratégica e consciente no uso da tecnologia. Essa mudança envolveu decisões baseadas em dados robustos, com foco no cliente, a implementação de ritos ágeis para maior adaptabilidade e a expansão de redes de colaboração.

Os números também mostraram um aumento histórico no faturamento, com mais de 40% das empresas registrando crescimento significativo, evidenciando o impacto tangível das estratégias de escalabilidade e inovação aplicadas. O programa manteve um alto nível de engajamento, com mais de 75% de participação ativa das empresas em mentorias, workshops e sessões de treinamento. Além disso, a criação de uma rede colaborativa resultou em numerosas conexões novas entre os participantes, fomentando um ambiente de suporte mútuo e troca de conhecimento.

Após a apresentação dos resultados, Jamal Jorge Bittar, Presidente da FIBRA, ressaltou que as mudanças significativas vivenciadas pelas empresas impactam também toda a sociedade. “A juventude e a determinação irão ajudar a construir uma sociedade produtiva que se engaje também socialmente. Cada crescimento de faturamento, cada ajuste nas práticas de trabalho, cada crescimento contribui para a geração de empregos. E quando você gera emprego, gera uma ação social extremamente eficiente”, destacou.

O evento contou com a presença de Rosemary Rainha, Superintendente do SEBRAE DF, Gustavo Henrique Dias, Diretor Presidente do Biotic, e analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri.