Para verificar de perto os impactos da transformação digital nas indústrias do Distrito Federal, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, realizou uma visita técnica nesta sexta-feira, 6, a três empresas que fazem parte do projeto HUB da Indústria. A iniciativa, selecionada pelo programa Digital.BR da ABDI, tem como objetivo apoiar a inovação tecnológica de micro, pequenas e médias empresas do DF. A agenda incluiu paradas nas empresas Margran Mármores e Granitos, Elétrica Guimarães e Morada Mineira, cada uma mostrando como a iniciativa está transformando seus negócios.
Para Cappelli, o HUB da Indústria é um exemplo claro de como a transformação digital pode aumentar a competitividade das empresas, especialmente as pequenas e médias, que são a espinha dorsal da economia do DF.
“Através do programa Digital.BR, estamos impulsionando uma transformação na indústria, tornando-a mais moderna e conectada. Queremos ser parceiros no desenvolvimento de projetos que realmente façam a diferença, como o HUB da Indústria, que está transformando a realidade do setor aqui no DF. Se for necessário expandir o projeto, estamos prontos para aumentar o apoio, investir mais recursos e ampliar o alcance. Nosso compromisso é estar ao lado das empresas, fortalecendo a indústria e contribuindo com soluções que promovam inovação e crescimento sustentável”, disse.
Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), também ressaltou a importância do HUB para a região e comemorou os resultados alcançados. “Com esse trabalho e apoio, conseguimos alcançar resultados expressivos, como um aumento de 40% na maturidade digital e 23% no desenvolvimento operacional das empresas. Isso é maravilhoso”, destacou Bittar.
Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital (UTD) da ABDI, reforçou o compromisso do projeto com a inovação. “Aqui no HUB eles promovem conexão, entre as empresas, as indústrias do Distrito Federal e financiadores, ajudando-as em seu processo de transformação digital. Por meio desse projeto, as empresas conseguiram vender on-line, capacitar seus funcionários, entender mais sobre dados e detalhes para apoiá-los em seu processo de tomada de decisão”, destacou.
Margran Mármores e Granitos
A primeira parada da visita foi na marmoraria Margran Mármores e Granitos, um negócio familiar comandado pelos irmãos Pedro e Mariana Alves, que já estão à frente da terceira geração da empresa. Fundada em 1997, a indústria iniciou suas atividades focada no setor de construção civil em Brasília e região. Ao longo dos anos, ela expandiu seu atendimento para incluir tanto o mercado residencial quanto construtoras, além de prestar serviços a órgãos distritais e federais.
“Esse projeto que a ABDI e a Fibra vêm trazendo para as empresas é de extrema importância. Nós estamos com uma abordagem muito bacana no nosso departamento comercial, estamos conseguindo alavancar as vendas nossas, e estamos conseguindo ter dados para poder fazer o tratamento dessas vendas”, afirmou Mariana.
Elétrica Guimarães
Na Elétrica Guimarães, a transição digital também já apresenta resultados visíveis. Durante a visita, Ana Guimarães, que lidera a empresa criada por seu avô em 1973, falou sobre as melhorias no controle de processos. Há mais de 50 anos no mercado, a Elétrica Guimarães é especializada na manutenção e rebobinamento de motores elétricos.
“Eu costumo dizer que as pequenas empresas sofrem da ‘síndrome do patinho feio’, acreditando que estratégias como essas não se aplicam a elas. Mas a realidade é bem diferente. Ao participar de programas como o HUB da Indústria, percebemos que é totalmente possível nos envolver e colher os benefícios. Para nós, o HUB foi um verdadeiro divisor de águas”, afirmou.
Morada Mineira
A visita terminou na Morada Mineira, confeitaria tradicional de Sobradinho. Segundo o proprietário Daniel Viana, o acompanhamento contínuo do HUB da Indústria tem sido fundamental para a integração de novas tecnologias, como a compra de um sistema para medição de temperatura na câmara fria, que gerou grande economia de energia.
“Com o Hub, temos um acompanhamento diário e contínuo do projeto, uma realidade que a gente nunca teve. Nossa empresa tem 40 anos, foi fundada pelos meus pais, e desde que comecei a trabalhar aqui, nunca vi um suporte tão próximo e com tanta facilidade como o que o Hub oferece. Através dele, já conseguimos diversos fornecedores, parceiros e clientes”, explicou.
HUB
O HUB da Indústria do Distrito Federal é uma iniciativa estratégica que faz parte do programa Digital.BR, da ABDI. Focado em acelerar a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas, o HUB conecta negócios a soluções tecnológicas inovadoras, promovendo diagnósticos, capacitações e consultorias especializadas. Desenvolvido por uma rede de instituições parceiras, como a Fibra, Sebrae/DF, CDT-UnB, Biotic S/A e Finatec, o projeto visa aumentar a maturidade digital e a competitividade das indústrias locais, impulsionando o crescimento sustentável e a modernização de empresas na região.
Digital.BR
O Digital.BR é um programa da ABDI criado com o objetivo de fomentar e acelerar a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas dos setores industrial e de serviços em todo o Brasil. A iniciativa busca promover o uso de tecnologias digitais para aumentar a competitividade, produtividade e maturidade digital dessas empresas, contribuindo para o fortalecimento da economia regional. Além de oferecer suporte técnico e financeiro, o programa estimula a criação de ecossistemas produtivos e inovadores, conectando negócios a soluções tecnológicas que impulsionam seu desenvolvimento e promovem o crescimento sustentável.