Transformação Digital no setor de AEC será mensurada em pesquisa nacional

A ABDI, o BIM Fórum Brasil e o SistemaCONFEA/Crea/Mútua lançaram a Primeira Pesquisa Nacional sobre digitalização no âmbito da Indústria da

Transformação digital no setor da construção é baseada no uso intensivo de TICs, incluindo novas formas de funcionamento e interação entre indivíduos, empresas e governos. Não se trata apenas de digitalizar processos analógicos ou agregar tecnologias aos processos tradicionais, mas sim de uma mudança completa de estratégia. A frase foi dita pelo Analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Leonardo Santana, durante o lançamento da Primeira Pesquisa Nacional sobre digitalização no âmbito da Indústria da Construção na última quarta-feira (06/04).

Com foco na digitalização do setor da construção, o  estudo, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o CONFEA e o BIM Fórum Brasil,  tem como objetivo avaliar a maturidade digital do setor no país.

O conhecimento adquirido por meio da investigação vai trazer informações úteis para a tomada de decisões dos gestores públicos voltadas à adoção e à difusão de soluções tecnológicas, tais como o BIM, para a indústria da construção. A participação na pesquisa é direcionada aos engenheiros credenciados nos CREAs  . Uma pesquisa gêmea vai ser aplicada também ao setor da arquitetura nacional, por meio de ações similares com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), ainda no primeiro semestre.

De acordo com Leonardo, o mapeamento do grau de digitalização do setor da construção no Brasil vai contribuir “não só para o robustecimento das iniciativas que já estão em curso, mas também para que novas iniciativas em prol da modernização do setor sejam propostas”. O especialista destacou que já existem muitos exemplos de como a tecnologia tem ajudado o setor da construção e principalmente no canteiro de obras.

“Desde capacetes inteligentes, utilização de BIM pelo projetista, QR Codes nas paredes que disponibilizam as informações sobre aquela construção, até drones que mapeiam as áreas. E tudo isso de forma integrada”, elencou.

Wilton Catelari, presidente do BIM Fórum Brasil, enfatizou que a entrada da ABDI nessa iniciativa só fortalece a pesquisa e as ações que virão a partir dos resultados. “O esforço que estamos fazendo juntos é fundamental para que tenhamos uma foto concreta do que está acontecendo lá no campo e só então poderemos propor iniciativas concretas. O BIM Fórum foi construído para unir a cadeia e coordenar os esforços de todos os atores para que a mudança seja estrutural”.

Os Conselheiros do CONFEA que estavam na mesa detalharam a infraestrutura e capilaridade do sistema deles em prol dessa pesquisa, além de convocarem os profissionais credenciados ao conselho a participarem das pesquisas de forma clara e transparente pra identificar as reais  oportunidades e gargalos digitais.

Perdeu o evento? Acesse:

 

Multimídia

MetaIndústria