Trilha de Capacitação do MetaIndústria recebe gestores da Fiocruz

Trilha de Capacitação do MetaIndústria recebe gestores da Fiocruz

Líderes das áreas de Qualidade, Processos, Automação, TI, Engenharia Industrial e Validação participaram dos três dias de imersão

Parceira e integrante do Conselho Consultivo do MetaIndústria, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi a primeira instituição a participar da Trilha de Capacitação do projeto, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a SPI Integração de Sistemas (SPI).

Gestores das áreas de Qualidade, Processos, Automação, TI, Engenharia Industrial e Validação da Fiocruz participaram dos três dias de imersão no MetaIndústria Lab Sudeste, em São Caetano do Sul (SP). Esse é um dos dois laboratórios de tecnologia construídos pelo projeto para o atendimento e a capacitação das empresas participantes.

“Os gestores da Fiocruz tiveram um ‘banho de loja’ de soluções de tecnologia no laboratório do MetaIndústria”, destaca o head de Tecnologia e Inovação da Fiocruz, Fernando Serva. “A participação de lideranças de diferentes áreas da organização foi fundamental para identificar possíveis soluções para problemas específicos que cada um deles enfrenta no dia a dia das operações”, completa o gestor.

De acordo com Fernando Serva, o aprendizado foi intenso e a equipe apontou mais de um ponto de melhoria existente na Planta Produtiva dentro de Biomanguinhos-Fiocruz, que investe no desenvolvimento e na produção de vacinas, reativos para diagnóstico e biofármacos. A conectividade para monitoramento em tempo real de matérias-primas de vacinas armazenadas em uma sala própria para os reagentes foi o principal desafio escolhido para ser sanado com o apoio do ecossistema formado pelo MetaIndústria.

A sala é blindada, o que inviabiliza o funcionamento do Wi-fi e dificulta qualquer tipo de monitoramento dos insumos, tendo como consequência perdas na produção. Fernando conta que no MetaIndústria Lab encontraram uma solução que poderá auxiliar no controle do funcionamento da sala a partir de redes 5G, como o uso de sensores para medir as variáveis de controle do processo e o envio de SMS, mensagens via Teams ou e-mail avisando a falha ou a parada de algum equipamento.

“A solução encontrada é usar um carrinho roller com conectividade 5G que transmitirá informações sobre a sala em tempo real”, explica. “Terminamos a Trilha com um projeto claro, objetivo, que terá curto tempo de implementação pois já conta com a infraestrutura tecnológica e o ecossistema disponibilizados pelo MetaIndústria. Ainda dentro da trilha, saímos com orientações para captação de recursos”, conclui Fernando Serva.

“A decisão de iniciar a Trilha de Capacitação por uma instituição parceira foi com o objetivo de validar a metodologia de atendimento às empresas. Esta é uma etapa fundamental do projeto e apoiará a empresa em suas decisões de investimento em inovação. Nela é realizada a troca de informações entre todo o ecossistema que compõe o projeto MetaIndústria. As lições aprendidas alimentarão o portfólio da ABDI e poderão ser aproveitadas por outras indústrias”, reforça o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Valdênio Araújo.

O MetaIndústria

Inédito no Brasil, o projeto MetaIndústria está sendo desenvolvido para a indústria brasileira e vai impulsionar o uso de tecnologias 4.0 nas empresas. Está alinhado à nova política industrial do Brasil e é uma iniciativa estratégica que busca elevar o nível de inovação e competitividade da indústria a nível global. Isso inclui a elevação da produtividade, qualidade, sustentabilidade e redução de custos. Tem a missão de aproximar dos gestores industriais as tecnologias inovadoras, como realidade aumentada, inteligência artificial, internet das coisas e gêmeos digitais.

O projeto pavimentará o caminho para a transformação digital por meio da oferta da Trilha de Capacitação nos dois laboratórios de tecnologias construídos para o projeto, um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS).

O projeto MetaIndústria é a primeira iniciativa que agrega ao setor industrial nacional o conceito de metaverso a partir do uso de redes 5G, como tecnologia habilitadora. Para isso, o MetaIndústria é formado por um ecossistema completo que envolve a participação de mais de 30 instituições nacionais e multinacionais, incluindo provedores e desenvolvedores de tecnologia e renomadas instituições acadêmicas.

As empresas interessadas em participar do projeto MetaIndústria podem se inscrever pelo site https://metaindustria.abdi.com.br/.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas