Vem aí: Edital ABDI Labs!

Vem aí: Edital ABDI Labs!

O programa é voltado para empresas industriais e provedoras de tecnologia que usam soluções da indústria 4.0. As inscrições começam no dia 7

Ser uma grande vitrine de demonstração de tecnologias em casos específicos de uso em empresas do Setor Produtivo. Essa é a proposta do ABDI Labs, um edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que será lançado no dia 7 de março. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de projetos-pilotos em ambientes de demonstração para testar e acelerar a adoção de tecnologias da indústria 4.0. As inscrições podem ser feitas da abertura do certame até o dia 9 de abril.

Clique aqui para assistir o webinar de tira-dúvida sobre o ABDI Labs

Para participar do concurso, é necessário realizar um arranjo chamado “parceria tecnológica”, no qual devem entrar: empresas industriais, beneficiárias das soluções, denominadas empresas “usuárias”; e empresas provedoras das tecnologias, as empresas “âncoras”. O Edital vai selecionar dez projetos. Cada um deles receberá uma premiação de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para seu desenvolvimento. 

As empresas usuárias, que irão receber a solução tecnológica, devem propor um projeto-piloto, a partir de um caso concreto de demanda interna. Em seguida, elas buscam a empresa âncora, que é capaz de propor uma solução adequada à sua necessidade.

Os projetos-pilotos selecionados precisam apresentar um roteiro de implementação em ambientes de demonstração. Segundo o programa, ambientes de demonstração representam um conjunto de ações para a apresentação do caso de implementação da(s) tecnologia(s) habilitadora(s) na empresa usuária selecionada, que passa a ter papel de vitrine tecnológica. O projeto também deve incluir um plano de visitação presencial de 30 empresas, para que elas conheçam a solução implementada.

Para o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da ABDI, Bruno Jorge, o programa ABDI Labs vai desenvolver ambientes promotores de inovação, adoção de tecnologias da indústria 4.0 e formação de redes de conhecimento tecnológico. “Os espaços irão agregar infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, que potencializam a transformação digital das empresas brasileiras, a partir do desenvolvimento de projetos-pilotos com a integração de tecnologias nas rotinas das empresas participantes”, explicou.

Ao final do concurso, a ABDI terá dez casos de sucesso de aplicação e uso das tecnologias habilitadoras, roteiros de implementação desses casos práticos, os ambientes de demonstração dos projetos, e as ações on-line de disseminação do conhecimento com as empresas participantes do concurso. Além disso, será criado ambiente virtual como uma vitrine, disponibilizando todos os casos de usos e seus documentos.

Clique aqui para assistir o webinar de tira-dúvida sobre o ABDI Labs

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas