A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) conta a partir desta segunda-feira, 11/03, com um novo canal de comunicação com a sociedade: o videocast Sinal Aberto, conteúdo audiovisual que apresentará quinzenalmente, em edições de cerca de 10 minutos, entrevistas com diretores e gestores da Agência, convidados do setor público e do segmento produtivo sobre as oportunidades e os desafios da indústria nacional. Em seu episódio de estreia, o programa traz o tema Inteligência Artificial.
Conduzidos pela jornalista Mara de Lima, da Unidade de Comunicação e Marketing (UCM) da ABDI, os videocasts serão transmitidos integralmente pelo canal da Agência no YouTube. Os episódios também serão divulgados nas redes sociais da ABDI, com destaque para Facebook e Instagram, por meio de recortes com os principais trechos das entrevistas.
“A ABDI está de cara nova, com uma nova identidade visual, dentro do fluxo inovador que o presidente Ricardo Cappelli vem dando para reposicionar a Agência no curso da nova política industrial do governo federal”, diz o gerente da UCM, Bruno Trezena, idealizador do Sinal Aberto.
O atual cenário permite que a ABDI avance em novas linguagens e ferramentas no ambiente digital, explica o gerente. “Criar um videocast, aqui, é, primeiro, traçar um novo produto que amplia a voz da Agência e, segundo, apostar na tendência do consumo rápido que a geração Z estabeleceu. Você tem o videocast, mas você também tem os ‘cortes’, o que capilariza mais ainda o nosso conteúdo”.
Inteligência Artificial
Sinal Aberto traz em sua primeira edição uma conversa de Mara de Lima com o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da ABDI, Bruno Jorge, sobre Inteligência Artificial (IA). A entrevista apresentará ao espectador um panorama geral da IA na indústria do Brasil e do mundo.
“A gente vai apresentar para o nosso público, de uma forma bem didática, o que é a Inteligência Artificial, o que ela faz e qual o impacto que ela tem, hoje em dia, na sociedade – desde o nosso comportamento e consumo ao aumento da produtividade nas indústrias e o impacto que isso tem nas micro, pequenas médias e grandes empresas”, descreve Mara. “Conversaremos, também, sobre o impacto da IA no mercado de trabalho e a importância da interação entre a tecnologia e o profissional”, explicou.
Assim como em sua primeira edição, as demais entrevistas do Sinal Aberto serão filmadas no Espaço Data ABDI. As gravações têm os trabalhos técnicos de João Miguel e Guilherme Baldi.
Confira o episódio de estreia de Sinal Aberto: