Workshop reúne redes de transformação do programa Digital.BR

Workshop reúne redes de transformação do programa Digital.BR

Integrantes de edital já impactaram 880 empresas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promoveu nesta quarta-feira (12/3), em Brasília, um workshop com as seis redes de transformação que integram a fase de escala do 2º Edital do Programa Digital.BR, voltado a projetos que atendem empresas das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Realizado em formato híbrido, o encontro contou com a participação do diretor Carlos Geraldo e da diretora substituta de Economia Sustentável e Industrialização, Neide Freitas, além do gerente substituto da Unidade de Transformação Digital, Leonardo Santana, e do analista de Produtividade e Inovação Antônio Tafuri.

Carlos Geraldo destacou a importância do encontro ao parabenizar os responsáveis pelas redes vencedoras da fase de escala do edital. “Nós nos sentimos honrados por tê-los aqui conosco, sabemos que a iniciativa da ABDI foi fundamental para os resultados alcançados, tanto o crescimento da maturidade quanto da produtividade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”.

A manifestação do diretor da ABDI foi motivada pelo ótimo desempenho das seis redes de transformação, que já impactaram mais de 880 empresas das três regiões com um resultado intermediário do aumento de maturidade digital de 30,9%.

Segundo Leonardo Santana, o objetivo do encontro foi apresentar o trabalho que cada rede realiza para que todos seus integrantes tenham uma visão destes e dos demais efeitos positivos da iniciativa, nas três regiões.

Diferencial

A união de diferentes atores como um diferencial do Digital.BR em favor da transformação digital de micro, pequenas e médias empresas também foi objeto de discussão no workshop. “Esse é um projeto que, além de potencializar os negócios, une, em redes, a academia, as universidades, o setor produtivo e envolve também instituições com potencial de fomentar essas iniciativas. E isso é exatamente o que o Brasil precisa para que a gente possa alavancar os pequenos e micros negócios”, afirmou Neide Freitas.

Lançado em 2021, o 2º Edital do Digital.BR tem por objetivo fomentar, estimular e acelerar políticas públicas e projetos regionais dedicados à transformação digital de micro, pequenas e médias empresas dos setores secundário e terciário da economia brasileira.

Na primeira etapa, 18 projetos passaram por capacitação e mentoria. Destes, 10 foram selecionados para a fase piloto, recebendo entre R$ 350 mil e R$ 550 mil, cada. Seis projetos seguiram então para a fase de escala, etapa que se encerra até o final de junho, quando ganharam uma premiação que varia entre R$ 550 mil a R$ 1 milhão.