Ywata é eleito presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

Ywata é eleito presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

Conselheiros aprovaram também a Política de Gestão de Riscos e a proposta de reformulação do Plano de Ação 2022

O secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), Alexandre Ywata, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), durante a 51ª reunião ordinária do conselho, realizada nesta quarta-feira (dia 24/08) na sede da Agência. Ywata substituiu a ex-secretária especial Daniella Marques, que assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Os conselheiros também aprovaram a Política de Gestão de Riscos e o Manual de Gerenciamento de Riscos da ABDI, além do relatório semestral da gestão de 2022 e da proposta de reformulação do Plano de Ação deste ano.

A Política de Gestão de Riscos e o Manual direcionam as ações estratégicas sob a perspectiva corporativa. “A Política colabora para que a Agência alcance um nível de maturidade aprimorado, cumprindo com seu objetivo estratégico com otimização dos processos e reconhecimento perante o ambiente de negócios, principalmente na relação com seus parceiros”, afirmou o Diretor de Gestão da ABDI, Valder de Moura.

Durante a reunião, o presidente da ABDI, Igor Calvet, apresentou um panorama dos resultados dos projetos em execução. Entre eles, o Conecta 5G, que tem o objetivo de testar nos municípios brasileiros o acesso à quinta geração de redes móveis, por meio da instalação de uma luminária inteligente com antena 5G integrada; os editais Digital.BR, que investem em ecossistemas de inovação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em benefício de micro, pequenas e médias empresas; e a metodologia BIM, cujo curso “Democratizando BIM”, disponibilizado gratuitamente pela ABDI, já capacitou 6 mil alunos das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil.

“A missão dada à ABDI de distribuir geograficamente as ações de transformação digital pelo país está sendo realizada”, disse Calvet.

Ainda na reunião, tomaram posse para o primeiro mandato como conselheiro titular, além de Ywata (eleito presidente do conselho), Sandra Maria Santos Holanda, representando o Ministério do Desenvolvimento Regional, e Marcos Rossi Martins, como conselheiro suplente, representando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A próxima reunião do Conselho Deliberativo acontece no dia 23 de novembro. 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas