ABDI apresenta edital para impulsionar e-commerce de pequenos negócios em evento sobre inovação no DF

ABDI apresenta edital para impulsionar e-commerce de pequenos negócios em evento sobre inovação no DF

Edição “Café com Negócios e Conexões” debateu o fortalecimento do ecossistema de inovação distrital

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) marcou presença na 15ª Edição do “Café com Negócios & Conexões”, evento realizado na manhã desta quinta-feira, 6, no Sebraelab, em Brasília. O encontro reuniu startups, indústrias, investidores e representantes do governo para debater estratégias de desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema local de inovação.

Durante o evento, o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri, apresentou o edital E-commerce.BR, uma iniciativa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que destinará R$ 4,92 milhões para incentivar a digitalização de micro, pequenas e médios empresas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Cerca de 90% do comércio eletrônico está concentrado na região Sul e Sudeste. Nossa experiência adquirida nos editais anteriores é muito valiosa e acreditamos que conseguiremos, tanto nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, reduzir o grau de concentração e inserir as micro e pequenas empresas no contexto do comércio eletrônico brasileiro”, afirmou Tafuri.

Antes da apresentação do edital, a gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Luana Torres, destacou os avanços do Hub da Indústria do DF. Contemplado pelo edital do Digital.BR da ABDI, o hub tem como foco conectar negócios a soluções tecnológicas inovadoras, promovendo diagnósticos, capacitações e consultorias especializadas.

Desenvolvido por uma rede de instituições parceiras, como a Fibra, Sebrae/DF, CDT-UnB, Biotic S/A e Finatec, o projeto visa aumentar a maturidade digital e a competitividade das indústrias locais, impulsionando o crescimento sustentável e a modernização de empresas na região. Luna destacou os dados e impactos do projeto e apontou que muitas soluções inovadoras são desenvolvidas sem conexão direta com as necessidades das indústrias locais. De acordo com ela, há necessidade de mais ações para integrar startups e empresas.

“O ecossistema de inovação do DF ainda não conhece a indústria local. Quando participamos de pitchs, vemos várias soluções inovadoras, mas poucas voltadas para a indústria. Ano passado, o Biotic, junto com o Sinfor-DF, fez um trabalho muito bom no qual trouxeram algumas soluções voltadas para a indústria, […] mas precisa de mais movimentos como esse para que realmente as startups aqui do Distrito Federal conversem com os problemas identificados na indústria”, destacou Luana Torres.

E-commerce.BR

Visando reduzir as desigualdades regionais no acesso ao mercado digital, a ABDI lançou edital E-commerce.BR, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), para fomentar o comércio eletrônico no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

A primeira fase do processo seletivo buscará selecionar 20 projetos, um para cada unidade da federação das regiões contempladas pelo edital. Na segunda etapa, nove projetos serão escolhidos para receber apoio financeiro, no valor de R$ 380 mil. Destes, três projetos terão a oportunidade de prosseguir para a fase de escala em 2026, contando com acompanhamento técnico e apoio da ABDI e recebendo recursos no valor de R$ 500 mil.

Com essa iniciativa, a ABDI espera impactar mais de 800 empresas, ampliando a participação das MPMEs no comércio eletrônico nacional e estimulando o desenvolvimento econômico regional.

As inscrições para o edital estão abertas até 17 de fevereiro de 2025. As propostas passarão por três etapas de seleção, começando pelo aprimoramento metodológico, seguido pela implementação de projetos-piloto e, finalmente, a escala das melhores soluções.

As empresas e instituições interessadas podem acessar o edital completo no site ABDI.

Fotos Sebrae/DF