ABDI firma parceria com a Findes para fomentar inovação no Espírito Santo

ABDI firma parceria com a Findes para fomentar inovação no Espírito Santo

O ACT será assinado durante a inauguração do bloco de Tecnologia da Informação e Automação do Instituto Senai de Tecnologia - IST.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) assinaram, nesta terça-feira (6/7), em Vitória (ES), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para desenvolver ações voltadas ao fortalecimento do setor produtivo do Espírito Santo com foco na inovação, transformação digital e produtividade.

A parceria foi formalizada durante a inauguração do Bloco de Tecnologia da Informação e Automação do Instituto Senai de Tecnologia – IST. Acompanharam o evento Evaldo Cruz Neto, superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), a presidente da Findes, Cris Samorini; o diretor-geral da Findes, Roberto Campos; o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Claudio Marcassa; a gerente regional do IST em Eficiência Operacional, Poline Fernandes; Denio Arantes, subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico; Josias Da Vitória, Deputado Federal (Cidadania-ES) e Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.

De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, a assinatura do documento é um marco para iniciar as ações de transformação do tecido produtivo do Espírito Santo. "O ACT está pautado em 3 aspectos: transformação digital; adoção de tecnologias 4.0; e ações voltadas para cidades inteligentes.  Por um lado, as empresas do estado terão a possibilidade de aumentar sua tecnologia e aumentar sua competitividade. Por outro lado estamos também desenvolvendo ações no âmbito das cidades inteligentes que é como nós inserimos tecnologias em ambiente urbano para beneficio de cada cidadão", explicou.

A presidente da Findes, Cristhine Samorini, disse que a ABDI e a Fundação estão alinhadas na intenção de trazer transformação digital e produtividade para o estado. "Essa conexão vai contar com expertise de ambos os lados para trazermos soluções para as indústrias capixabas. A participação da ABDI é muito importante na mudança dos cenários da cidades, para cidades cada vez mais inteligentes. E Vitoria está bem encaminhada para isso", afirmou.

O documento vai promover a pesquisa e troca de informações entre as instituições, incentivar a transformação digital e a adoção e difusão de novas tecnologias e novos modelos de negócios do setor produtivo do Espírito Santo; implantar soluções tecnológicas de Cidades Inteligentes e apoiar o desenvolvimento do ambiente de negócios, com foco na melhoria das políticas públicas do estado capixaba. 

Durante o evento, o Diretor Geral da Findes, Roberto Campos, destacou os benefícios da integração da educação, tecnologia e inovação em prol da cidade. "Quando se fala da tripla-helice na inovação, Governo, academia e empresas, é importante termos também instituições como a FINDES colaborando nesse tipo de iniciativa".

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acentuou que a capital está "mudando quadros rumo a indústria 4.0 e inovação". Para o prefeito, a assinatura do ACT e inauguração do novo laboratório estão de acordo com as ações de "parametrização e inovação da prefeitura 4.0, o que cria um ambiente produtivo. Tenho certeza que essa iniciativa vai irradiar para os outros 77 municípios do nosso estado. Ganha o setor produtivo, ganha a cidade, mas principalmente ganha o cidadão. O sentimento é de otimismo, de transformação", comemorou.

 

O laboratório

O novo bloco de Tecnologia da Informação e Automação que será inaugurado pelo Instituto Senai de Tecnologia – IST vai possibilitar que as pessoas se capacitem e se desenvolvam nas áreas de tecnologia da informação com foco em segurança cibernética ou desenvolvimento de sistemas, gestão industrial, instrumentação, automação e mecatrônica ou que busquem um ambiente para desenvolvimento colaborativo.

Durante o evento, Igor Calvet destacou que deseja que "o novo Bloco de tecnologia da Informação e Automação do IST seja um centro de irradiação das boas práticas na gestão de tecnologias e da competitividade e produtividade da indústria capixaba, e consiga atrair muitos investimentos ao Espírito Santo". 

Com uma estrutura moderna e tecnológica, o novo bloco do IST conta com laboratório de instrumentação – nível e pressão, laboratório de instrumentação – vazão e temperatura, laboratório de válvulas industriais, laboratório de analisadores industriais, laboratório de pneumática, robótica colaborativa, controlador lógico programável, laboratório de mecatrônica, cibersegurança, cabeamento estruturado, e o Senai Lab.

ABDI no Espírito Santo

Em junho, a ABDI lançou a fase piloto do Jornada Digital, que aconteceu por meio de um workshop virtual voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas capixabas. Ao todo, o programa pretende atender 160 MPEs de todo o país e o pontapé inicial voltado para o Espírito Santo deveu- se a uma parceria entre a ABDI e o IDEIES  – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo.

O programa da ABDI tem como objetivo contribuir para que MPEs de todo Brasil “façam sua travessia rumo ao futuro e inserção dinâmica na economia digital”, explicou Adryelle Pedrosa, a Gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.