ABDI integra comitiva brasileira no maior evento de mineração do mundo

ABDI integra comitiva brasileira no maior evento de mineração do mundo

Participação de Leandro Cerqueira e Camila Boschini no Prospectors and Developers Association of Canada e agenda em Québec ampliam compreensão da Agência sobre regulação do setor

A importância de compreender os desafios globais da mineração para melhor responder a demandas específicas da indústria brasileira e qualificar o projeto Destrava Brasil levou a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) a integrar a comitiva brasileira que participou dos dias 2 a 4/3, em Toronto, do maior evento de mineração do mundo: a Prospectors and Developers Association of Canada 2025 (PDAC).

Na comitiva, que também contou com membros da Agência Nacional de Mineração (ANM), a ABDI foi representada pelo chefe de Gabinete, Leandro Cerqueira (na foto, o segundo da esq. para dir.), e pela analista de Produtividade e Inovação Camila Boschini (direita) em uma agenda que se estendeu a Québec, no dia 5.

Os compromissos na província francófona canadense incluíram encontros com representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Combate às Mudanças Climáticas, Vida Selvagem e Parques e dos Recursos Naturais e Florestas de Québec – este último, responsável pela extração de minerais.

Realizadas paralelamente a agendas em conjunto com a ANM que fortaleceram o compromisso da ABDI com o projeto Destrava Brasil, a participação no PDAC e a interação com os ministérios ampliaram a compreensão da Agência sobre o universo da mineração e a informaram sobre as ferramentas, a legislação e as dinâmicas regulatórias do setor na província.

Segundo Leandro Cerqueira, os contatos com representantes governamentais e empresas canadenses auxiliarão a ABDI a qualificar as ações do Destrava Brasil destinadas à redução do Custo Brasil na área de mineração.

“Com o governo de Québec nós tivemos a oportunidade de conhecer a plataforma que organiza todos os processos minerários locais. Também tivemos a oportunidade de conhecer a legislação canadense, a forma como os processos interagem na área ambiental e na área minerária, na área de recursos minerais”, explicou.