A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu nesta sexta-feira, 21/3, a visita de representantes da Huawei Cloud Global Ecosystem, unidade da gigante chinesa de tecnologia em telecomunicações que atua como hub para desenvolvedores com o fornecimento de acesso a recursos essenciais para a inovação.
O presidente da unidade da Huawei, Ken Kang, reuniu-se com o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Carlos Geraldo, a diretora-substituta de Economia Sustentável e Industrialização, Neide Freitas, assessores, gerentes e analistas da Agência para tratar de oportunidades de cooperação da empresa chinesa com a inovação no Brasil.
A ABDI fez ecoar no encontro a importância dada pela Agência ao desenvolvimento de novas soluções não apenas à indústria, mas também à gestão pública. “Nós temos desenvolvido iniciativas que dialogam com a missão da Agência, que é relacionada a inovação, ao desenvolvimento da indústria, às novas tecnologias”, explicou Cappelli, após lembrar a visita da ABDI à sede da Huawei, em Shenzhen, em 2024.
Ao lado do vice-presidente da Cloud Global Ecosystem, Leon Yu, e do diretor da unidade no Brasil, Eric Sun, Kang conheceu as atividades realizadas pelo Hubtec — primeiro escritório de encomendas tecnológicas do Brasil — cuja função é orientar e oferecer consultoria aos gestores de órgãos públicos e empresas de economia mista interessados em contratar pesquisa em inovação.
“Nosso relacionamento do Sul Global faz parte de uma estratégia do Governo Brasileiro de fortalecer as nossas relações. E nós temos, aqui, um conjunto de oportunidades que podemos construir para trabalharmos juntos”, acrescentou Cappelli no encontro, que também tratou de Inteligência Artificial (IA) e do incentivo a novos talentos.
O convite ao crescente diálogo entre ABDI e Huawei incluiu um chamado para a participação da empresa em prêmios e eventos que incentivem a inovação entre jovens.
Grandes, pequenas e médias empresas

A convergência de interesses em desenvolver a indústria brasileira marcou o encontro. “Temos conversas sobre como melhorar a indústria e como melhorar o mercado digital do Brasil”, lembrou Kang, em aceno não apenas a grandes companhias, mas também a pequenas e médias empresas.
“Como utilizar a tecnologia de IA e a tecnologia de Cloud para ajudar a indústria brasileira. Este é um objetivo em comum entre a ABDI e a Huawei”, exemplificou o executivo. “Também estamos muito animados em ajudar a transformar o conhecimento e a tecnologia no país”.