A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, e o assessor especial Pedro Acioly visitaram nesta segunda-feira, 2, a Ecobras – indústria de alimentos orgânicos e única indústria de tofu do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, André Dutra, e técnicos da unidade também acompanharam a visita.
A iniciativa é um desdobramento de uma reunião realizada em março deste ano, na sede da ABDI, em Brasília.
Durante a visita guiada, o grupo conheceu todo o processo de produção do tofu, principal produto da indústria, desde a precipitação das proteínas presentes no leite de soja pela ação do agente coagulante até o produto final, embalado e pronto para a comercialização.
Segundo a diretora Perpétua Almeida, a ideia é construir um trabalho conjunto, em parceria com a Embrapa, para ajudar a empresa a aumentar a produção e ganhar competitividade de mercado, inclusive para exportação.
“Nós queremos encontrar os caminhos para melhorar e aumentar a produção de tofu, para isso, precisamos aumentar a durabilidade dele que hoje é de 80 dias para, pelo menos, um ano e seis meses. Fora do Brasil, no Japão, especialmente, o mesmo produto tem uma duração de até 18 meses, isso por causa da tecnologia utilizada no processo de produção”, explicou.
E acrescentou: “Aqui temos uma indústria que pode ser uma das primeiras no Brasil a receber o ‘Selo Verde’, em processo de construção dentro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com a ABDI”.
Durante as tratativas, a diretora da Agência se comprometeu em fazer contato a organização japonesa Jetro Brazil, que possui com representação em São Paulo, para construir parcerias que possam agregar valor ao produto brasileiro.
De acordo com Dutra, a Embrapa da região já desenvolveu projetos juntos à empresa. Ele afirma que o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, favorece o ambiente para que negócios como o da Ecobras aproveitem oportunidades trazidas por ele para o mercado. “Hoje nós fazemos uso do Marco Legal da Inovação e temos mais facilidade de interagir com empresas do mercado”, disse.
Indústria sustentável
A indústria de produção 100% sustentável funciona com energia solar e com conservação da água própria. Além disso, possui estação de tratamento de efluentes garantindo que todos os resíduos gerados pela produção retornem limpos à natureza.
O CFO da empresa, Max Gabriel, destacou a importância de uma possível parceria com a Agência.
“Podemos auxiliar a ABDI no desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias voltadas aos produtos classificados como bio veganos, os produtos livres de transgênicos, enfim, toda essa gama de produtos de disponibilização para o mercado. Um mercado que é bastante carente de opções, principalmente em nível industrial e que existe um campo vasto para desenvolvimento econômico do nosso país”, disse.
Já o presidente e fundador da Ecobras, Paulo Savino, agradeceu a oportunidade de mostrar o trabalho feito pela Ecobras. “É uma honra para nós da Ecobras, pioneira na indústria orgânica do Brasil, essa possível parceria. A ABDI vai fortalecer nossa missão de oferecer produtos orgânicos e de forma sustentável para todos”, afirmou Savino.
Fotos: Bruna Mello