A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou, nesta segunda-feira (28.04), o resultado final dos 20 projetos selecionados na primeira fase do edital E-Commerce.BR que vão a avançar para a etapa de mentorias. Lançado pela ABDI, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o edital tem o objetivo de impulsionar o comércio eletrônico do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Serão destinados R$4,92 milhões para alavancar as vendas on-line nas três regiões.
Na primeira fase do processo seletivo, a ABDI recebeu e avaliou 85 propostas e selecionou os 20 projetos que avançarão para a próxima etapa. A princípio, o edital estipulou uma vaga para cada um dos 20 estados participantes, como não houve propostas habilitadas de três deles, a ABDI remanejou as vagas para as propostas de maior pontuação no ranking geral, independentemente de sua origem.
As 20 posições preenchidas correspondem a um projeto por cada um dos seguintes estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe; dois projetos do Tocantins e três do Ceará.
Na segunda etapa, esses 20 projetos receberão mentorias de aperfeiçoamento metodológico individuas da ABDI durante os meses de maio e junho. Ao longo do acompanhamento, serão aplicadas abordagens de Design Thinking, Design Etnográfico, Metodologias Ágeis, entre outras ferramentas e recursos para melhoria dos projetos.
Ao fim das mentorias, nove projetos serão escolhidos para receber apoio financeiro, no valor de R$ 380 mil. Destes, três projetos terão a oportunidade de prosseguir para a fase de escala em 2026, contando com acompanhamento técnico e apoio da ABDI e recebendo recursos no valor de R$ 500 mil.
Com essa iniciativa, a ABDI espera impactar mais de 800 empresas, ampliando a participação das MPMEs no comércio eletrônico nacional e estimulando o desenvolvimento econômico regional.