A gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, participou nesta quinta-feira, 28/11, em Campinas (SP), do I Fórum Latino-Americano de Ecossistemas Agroalimentares. O encontro reuniu ao longo do dia representantes do segmento da América Latina com o objetivo de compartilhar visões e iniciativas que tornem o sistema alimentar mais sustentável e acessível.
Em apresentação realizada pela manhã, Isabela listou a série de ações da ABDI voltadas ao incremento da produção rural brasileira realizadas no âmbito do Programa Agro 4.0. Ações que, além de fomentar a adoção e a difusão de tecnologias 4.0 no agro, promovem a ampliação, a conexão do ecossistema de inovação e o empreendedorismo com vistas ao aumento da inovação e da competitividade no campo
“A ABDI tem realizado uma série de iniciativas com o MAPA [Ministério da Agricultura e Pecuária] e demais parceiros que visam promover a formação, a conexão e o fortalecimento dos ecossistemas de inovação voltados para o agro, de forma a fomentar a inovação e a competitividade no setor”, assegurou a gerente.
Neo Agro 4.0
Isabela deu destaque ao edital de seleção de projetos de adoção e difusão de tecnologias com ambientes de inovação, que destina mais de R$ 2 milhões a iniciativas realizadas em diversas regiões do Brasil, e à plataforma Neo Agro 4.0., que concentra dados e conecta, de forma online, empresas, governo, academia, agricultores e demais atores do ecossistema de inovação para fortalecer a cadeia produtiva – da produção até a comercialização.
A gerente mencionou, ainda, o Mapeamento do Ecossistema de Inovação Agro, que reúne informações sobre hubs de inovação, aceleradoras, universidades, instituições de fomento e de apoio e cujas informações foram utilizadas como base para a criação do AgroHubBrasil, do MAPA, e o Laboratório Agro 4.0, iniciativa em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) que vai capacitar e conectar atores para promover inovação e tecnologias 4.0 aplicadas ao agronegócio.
A oportunidade de apresentar a ABDI aos ecossistemas regionais, em intercâmbio com seus representantes, foi celebrada por Isabela. “O fórum latino-americano de ecossistemas agroalimentares é uma ótima oportunidade para discutirmos desafios e ações para os avanços nesta temática”.