Iniciadas as obras civis do Programa Vila A inteligente

Iniciadas as obras civis do Programa Vila A inteligente

A previsão é que nas próximas duas semanas os semáforos inteligentes já estejam instalados

O Programa Vila A Inteligente começa a tomar forma. As obras necessárias para a implementação dos semáforos inteligentes que compõem a primeira fase do projeto, começaram nesta terça-feira (03/11), nos quatro principais cruzamentos do bairro. O próximo passo será a instalação da estrutura de conectividade, câmeras de monitoramento de placas e luminárias inteligentes com câmeras com reconhecimento facial.

Os equipamentos com Inteligência Artificial embarcada são capazes, por exemplo, de reconhecer a passagem de uma ambulância e dar maior celeridade ao atendimento das vítimas. Também serão instalados os semáforos para pedestres, diminuindo o risco de acidentes nos cruzamentos.

De acordo com Tiago Faierstein, líder do projeto Cidades Inteligentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a previsão é de que até o fim do mês todas as tecnologias previstas já estejam instaladas. A equipe da ABDI irá ao local acompanhar parte das instalações na próxima semana. "O Bairro Vila A visa demonstrar como a tecnologia e a conectividade podem ser utilizadas no cotidiano de uma cidade para melhorar a vida da população", explicou.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido, afirma que o início das obras civis para a instalação dos semáforos representa um marco para o Programa Vila A Inteligente. "Damos o pontapé para esse projeto que tem a intenção de transformar a vida dos iguaçuenses, tanto por meio das próprias tecnologias, como pela atração de novas empresas para esse ambiente de testes e validações que está sendo criado, o que vai gerar emprego, renda e maior qualidade de vida para nossos cidadãos", ressalta Garrido.

A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Saiba mais sobre o Programa Vila A Inteligente:

https://www.abdi.com.br/postagem/bairro-inteligente-em-foz-do-iguacu
https://www.abdi.com.br/postagem/lancado-o-primeiro-bairro-inteligente-do-brasil
https://www.abdi.com.br/postagem/vila-a-inteligente-pontos-de-instalac-a-o-das-tecnologias-sa-o-definidos

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas