Oficina da ABDI capacita servidores do Paraná em compras de inovação

Oficina da ABDI capacita servidores do Paraná em compras de inovação

Atividade em Curitiba integra Missão Hubtec nos Estados, iniciada no Paraná

Um dia depois de a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinar com a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná um protocolo de intenções para identificar problemas que possam ser resolvidos por meio de Encomendas Tecnológicas (ETECs), a Agência voltou a incentivar agentes públicos do estado a adquirir, com segurança, soluções que não existem no mercado. O assunto foi o objeto da Oficina “Prática de Compras de Inovação”, realizada nessa quarta-feira, 14/08, na Unicuritiba, para orientar servidores do Paraná sobre os instrumentos disponíveis para a aquisição de tecnologias inovadoras.

Coordenada pelo assessor especial da ABDI e líder do Hubtec, André Rauen, com facilitação das analistas de Produtividade e Inovação da Agência Bruna de Castro e Karen Leal, a oficina contou com a participação de 50 representantes de secretarias de governo do Paraná, de prefeituras e da Polícia Militar do estado.   

Após um nivelamento de conhecimento sobre os principais instrumentos legais disponíveis para compras públicas, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticas, conforme a procedência de cada um: Segurança Pública; Educação; Infraestrutura, Turismo e Cultura; Agricultura; e Esporte.

A atividade teve sequência convidando os servidores a listar problemas relevantes do estado, bem como os desafios a serem enfrentados. Em seguida, os orientou a correlacioná-los com os instrumentos de compra de inovação.

Nesse sentido, o encontro em Curitiba foi a oportunidade de os participantes conhecerem a Plataforma de Compras Públicas para Inovação (Cpin), cuja jornada indica os melhores instrumentos disponíveis em apoio à resolução de diferentes desafios.

Ao término da oficina, Rauen celebrou a interação com os servidores paranaenses destacando que o crescente conhecimento de gestores públicos sobre as modalidades de compras de inovação favorece igualmente, por meio dessas aquisições, o desenvolvimento de novas tecnologias.

“A ideia foi que a gente apresentasse aos servidores do estado as ferramentas que estão disponíveis e qual é a principal lógica do funcionamento delas”, explicou. “O objetivo foi cumprido, que é dar essa primeira noção, os limites e as possibilidades desse conjunto de instrumentos, que são muitos novos, mas muito poderosos instrumentos de desenvolvimento tecnológico”, completou.         

Missão nos estados

A programação da ABDI na capital paranaense integrou a primeira edição da “Missão HUBTEC nos Estados”, iniciativa da Agência destinada a difundir os instrumentos de compras públicas à luz do novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) e a capacitar gestores públicos responsáveis por compras de inovação. Além das experiências de boas práticas, a orientação regional busca divulgar a segurança técnica e jurídica dos instrumentos disponíveis.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas